Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://ridi.ibict.br/handle/123456789/463
Tipo: Apresentação
Título: Sobre normas e algoritmos: os critérios de validade da ciência e da informação.
Autor(es): González de Gómez, Maria Nélida
Abstract: Reflexão acerca das relações fortes que foram estabelecidas entre as práticas da ciência, a literatura científica e a política em ciência e tecnologia, e seus possíveis efeitos nos julgamento de validade e excelência, nos contextos da avaliação e da gestão. Se a citação, como prática científica, implica um contexto normativo e alguma atribuição de valor epistêmico à relação entre os autores e suas proposições, a cadeia de referencias reformulada por dispositivos algorítmicos tem como contexto, além do cálculo, critérios trans-científicos de provisão e otimização de recursos econômicos e tecnológicos. Como consequência dessa fase da pesquisa, observa-se que a análise da inovação e aperfeiçoamento dos dispositivos de representação da ciência deveria considerar com maior cuidado as mudanças dos contextos normativos e de validação das práticas de produção científica, as quais afetam os pressupostos prévios de homologia entre algoritmos e paradigmas epistêmicos.
Palavras-chave: Normas
Citações
Índices
Epistemologia
Cadeia Produtiva da Informação
Literatura Científica
Editor: ANCIB
Citação: González de Gómez, Maria Nélida. Sobre normas e algoritmos: os critérios de validade da ciência e da informação. In: ENANCIB, 14., 2013, Florianópolis. Anais... Florianópolis: ANCIB, 2013.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/123456789/463
Data do documento: 2013
Aparece nas coleções:Trabalhos apresentados em Congresso no Brasil

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Nelida.pdf472,35 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.