Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://ridi.ibict.br/handle/123456789/454
Tipo: Apresentação
Título: Publicações ampliadas: um novo modelo de publicação acadêmica para o ambiente de e-science.
Autor(es): Sales, Luana Farias
Sayão, Luís Fernando
Souza, Rosali Fernandez de
Abstract: A pesquisa científica atual se desenrola sob as condições de um paradigma científico emergente, conhecido como e-Science ou quarto paradigma. Essa nova forma de fazer ciência se distingue pelo uso intensivo de redes de computadores, repositórios digitais distribuídos e pela geração extraordinária de dados de pesquisa em formatos digitais. O objetivo deste estudo é analisar como os dados de pesquisa aliados às tecnologias de informação podem enriquecer as publicações tradicionais criando novas formulações de documentos científicos que comportem a complexidade das pesquisas científicas do paradigma atual, rompendo a barreira do texto e criando relações semânticas entre e-prints e dados e coleções de dados de pesquisa. Nessa direção, a metodologia deste trabalho enfoca o estudo e análise da estrutura, padrões e tecnologias do modelo de publicação científica chamado de publicações ampliadas. O resultado deste estudo e análise é o que é apresentado
Palavras-chave: Publicações Ampliadas
Dados Digitais de Pesquisa
Norma Oai-Ore
E-science
Editor: ANCIB
Citação: Sales, Luana Farias; Sayão, Luís Fernando; Souza, Rosalí Fernandez. Publicações ampliadas: um novo modelo de publicação acadêmica para o ambiente de e-science.In: ENANCIB, 14., Florianópolis, 2013. Anais... Florianópolis: ANCIB, 2013.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/123456789/454
Data do documento: 2013
Aparece nas coleções:Trabalhos apresentados em Congresso no Brasil

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Rosali3.pdf931,28 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.