Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://ridi.ibict.br/handle/123456789/43
Tipo: Trabalho apresentado em evento
Título: Configurações disciplinares e interdisciplinares da Ciência da Informação no ensino e pesquisa no Brasil
Autor(es): Pinheiro, Lena Vânia Ribeiro
Abstract: Pesquisa sobre a interdisciplinaridade na Ciência da Informação, tendo por fundamentos teóricos sobretudo as idéias dos epistemólogos Hilton Japiassu, brasileiro, e Olga Pombo, portuguesa, no entendimento e reflexão sobre os conceitos de disciplinaridade, interdisciplinaridade e transdisciplinaridade. A construção científica da Ciência da Informação é bordada, em continuidade a pesquisas teóricas e empíricas anteriores, no mapeamento de disciplinas que constituem o território epistemológico da área. As nuances das fronteiras e limites, bem como a dinâmica de mutações nas áreas interdisciplinares são estudadas no tempo, especialmente decorrentes da Sociedade da Informação, pela forte interferência da globalização e das tecnologias da comunicação e informação-TIC’s. As disciplinas mais consolidadas e as novas disciplinas surgidas pelo impulso da nova ordem tecnocultural, na década de 1990, permitem delinear os contornos da interdisciplinaridade, nos campos de conhecimento com maior contribuição teórica e prática para cada disciplina e no desdobramento da interdisciplinaridade, pela identificação de cada campo do conhecimento neste entrecruzamento interdisciplinar. O núcleo de análise é a universidade, como entidade geradora de conhecimento, tendo por fonte da pesquisa os programas de pós-graduação em Ciência da Informação, com as respectivas áreas de concentração e linhas de pesquisa, na identificação de possíveis indícios interdisciplinares. A vinculação institucional dos Programas é analisada, para verificação, na estrutura acadêmica, de como e com que áreas são estabelecidos os laços interdisciplinares, dos mais fortes aos mais frágeis, no âmbito das universidades. A partir dos resultados é traçado um mapa do território científico da Ciência da Informação com suas interfaces interdisciplinares, tendências e mutações ao longo do tempo, no ensino e na pesquisa. [en] Research on the interdisciplinarity in Information Science using the theoretical basis – and mainly the ideas of epistemologists Hilton Japiassu, Brazilian, and Olga Pombo, Portuguese, for the understanding and reflexion on the concepts of disciplinarity, interdisciplinarity and transdisciplinarity. The scientific construction of Information Science is approached as a continuation of previous theoretical and empirical researches in the mapping of the disciplines which constitute the epistemological domain of the area. Nuances of boundaries and limits as well as the dynamics of mutations in interdisciplinary areas are studied in time, especially those emanating from the Information Society on account of the strong interference of globalization and of the information and communication technologies – ICTs (TICs, in Portuguese). The more consolidated and the new disciplines emanating from the new technocultural order in the 1990s, allow the outlining of interdisciplinarity in those fields with greater theoretical and practical contribution to each discipline and in the ramifications of interdisciplinarity, through the identification of each field of knowledge in this interdisciplinary crossing. The core of the analysis is the university, as a knowledge generator entity; data sources were graduate programs in Information Science with respective concentration areas and formal research lines for the identification of possible interdisciplinary signs. The institutional affiliation of programs is analyzed, in order to detect, in the academic structure, how and with which areas interdisciplinary bonds are established - from the strongest to the weakest – in the university context. Results allowed the mapping of the scientific domain of Information Science, with its interdisciplinary interfaces, tendencies and changes across time, in teaching and research.
Palavras-chave: Ciência da Informação
Ensino
Editor: Imprensa da Universidade de Coimbra
Citação: In: Encontro de la Associación de Educación e Investigaciones en Ciencia de la Información de Iberoamérica y el Caribe (EDIBCIC), 4, nov. 2009, Coimbra. Anais do IV Encontro EDIBCIC, 2009. p. 99-111
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/123456789/43
Data do documento: 2009
Aparece nas coleções:Trabalhos apresentados em Congresso no Exterior

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PINHEIROEDIBCIC.pdf76,78 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.