Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://ridi.ibict.br/handle/123456789/410
Tipo: Trabalho apresentado em evento
Título: A classificação da produção científica brasileira através do QUALIS
Autor(es): Oliveira, Eloísa da Conceição Príncipe de
Oddone, Nanci Elizabeth
Abstract: A análise da produção científica abordada conforme diferentes características e contornos possibilita a geração de indicadores que auxiliam na promoção, no fomento e no desenvolvimento do setor de C,T & I do País. Este trabalho analisa, no período de 1999 a 2003, a comunicação científica dos pesquisadores brasileiros da área de genética, através da identificação dos títulos de periódicos utilizados na publicação e citação de artigos e o nível de classificação e âmbito de circulação QUALIS desses veículos. Os dados da produção científica foram levantados no Currículo Lattes e a qualificação QUALIS verificada na lista da área de Ciências Biológicas I relativa aos dados de 2002. A partir dos resultados obtidos pode-se admitir que os pesquisadores brasileiros da área estudada mantém ainda os padrões tradicionais de publicação e citação, que apontam o uso predominante de artigos de periódicos e que um número reduzido de títulos é responsável por grande parte de trabalhos publicados e citados, preferindo-se o uso de revistas estrangeiras, principalmente aquelas publicadas em inglês. A maioria dos títulos de periódicos estrangeiros, citantes e citados, possui classificação QUALIS A Internacional e os títulos nacionais concentram-se nas categorias B Nacional e C Nacional.
Palavras-chave: Indicadores em ciência e tecnologia
Genética
Produção científica
Editor: UFBA
Citação: In: SEMINÁRIO NACIONAL DE BIBLIOTECAS UNIVERSITÁRIAS, 14., 2006, Salvador. Anais do XIV SNBU. Salvador UFBA, 2006
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/123456789/410
Data do documento: 2006
Aparece nas coleções:Trabalhos apresentados em Congresso no Brasil

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PRINCIPESNBU2006.pdf175,66 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.