Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://ridi.ibict.br/handle/123456789/318
Tipo: Trabalho apresentado em evento
Título: Informação, assimetria de informações e regulação do mercado de saúde suplementar
Autor(es): Lima, Clóvis Ricardo Montenegro de
Abstract: A informação é condição para a democracia. As redes sociais são relevantes nas formações culturais atuais, sendo modo privilegiado de produção e disseminação de informação. As novas tecnologias facilitam registro, publicação e difusão de documentos e informações, especialmente através da internet. A ética da discussão orientada para o entendimento implica no agir comunicativo com base em argumentos racionais. A assimetria de informações entre atores nos mercados requer regulação do Estado. O mercado funciona geralmente de modo imperfeito, sendo muitas vezes incapaz de apresentar preço e outras condições de oferta socialmente aceitáveis. No mercado de saúde suplementar existem, aproximadamente, 2.200 operadoras que incluem 40 milhões de beneficiários. A Agência Nacional de Saúde Suplementar regula o setor a partir dos marcos estabelecidos nas Leis n. 9656/98 e n. 9961/00. A produção, o processamento e o compartilhamento de informações podem ser importantes ferramentas de regulação.
Palavras-chave: Assimetria da informação
Regulação de mercados
Saúde suplementar
Editor: UFSC
Citação: In: Encontro Nacional de Pesquisa em Ciência da Informação, 6.: 2005 : Florianópolis, Anais do VI ENANCIB. Florianópolis : UFSC, 2005.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/123456789/318
Data do documento: 2005
Aparece nas coleções:Trabalhos apresentados em Congresso no Brasil

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
LIMAEnancib2005.pdf159,33 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.