Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://ridi.ibict.br/handle/123456789/292
Tipo: Trabalho apresentado em evento
Título: O panorama da produção científica de pesquisadores bolsistas do CNPq em Serviço Social
Autor(es): Chalhub, Tania
Oliveira, Eloísa da Conceição Príncipe de
Abstract: A pesquisa objetiva analisar, no período de cinco anos, de 2005 a 2009, a produção científica brasileira dos pesquisadores PQ-1 com bolsa em produtividade em pesquisa do CNPq em Serviço Social. Especificamente, pretende-se: (a) identificar, quantificar e caracterizar a produção científica dos pesquisadores em Serviço Social, por tipo do documento; (b) identificar e caracterizar a produção científica em periódicos, identificando idioma de publicação, tipo de editor, procedência geográfica, ano de início de publicação e outros dados de interesse; e (c) identificar e caracterizar os títulos de periódicos de acordo com os estratos do sistema QUALIS da Capes. A coleta de dados foi realizada no site do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), ícone Consulta PQ - Bolsas em Curso e no Currículo Lattes dos pesquisadores. Foram identificados 61 pesquisadores bolsistas e desses, selecionados os de Nível PQ-1, perfazendo uma amostra de 24 profissionais. Desse conjunto, 12,5% estão em instituições privadas e 87,5% em instituições públicas, provenientes em sua maioria (41%) da Região Sudeste, seguida das regiões Nordeste e Sul. No período estudado, a produção científica desses pesquisadores é constituída de 752 trabalhos, sendo 33,24% de capítulos de livros, 31,25% trabalhos completos em anais, 21,54% artigos de periódicos e 13,96% referentes a livros e organização de livros. A média de trabalho/autor é 32,7 com ocorrendo variação por tipo de publicação. A mediana, 27 reflete uma distribuição tendenciosa para valores menores, com variação de 12 a 120publicações/autor. Os periódicos Qualis A e B nacional, cujo conjunto apresenta tendência à periodicidade semestral. As editoras concentram-se nas instituições de ensino e pesquisa, localizadas, principalmente na Região Sudeste. Os resultados deste estudo corroboram outros estudos sobre comunicação científica das Ciências Sociais e identificam o padrão do Serviço Social que aponta uma tendência de publicações não periódica e de autoria única.
Palavras-chave: Produção científica
Periódico científico
Serviço Social
Editor: Ibict : Ufrj
Citação: In: Encontro Nacional de Pesquisa em Ciência da Informação, 11.: 2010 : Rio de Janeiro, Anais do XI ENANCIB. Rio de Janeiro : Ibict, Ufrj, 2010
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://ridi.ibict.br/handle/123456789/292
Data do documento: 2010
Aparece nas coleções:Trabalhos apresentados em Congresso no Brasil

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PRINCIPEEnancib2010.pdfTrabalho111,3 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
PRINCIPEEnancib2010anexo.pdfAnexo123,69 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.