Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://ridi.ibict.br/handle/123456789/283
Tipo: Artigo
Título: Terminologia brasileira em ciência da informação: uma análise
Título(s) alternativo(s): Brazilian terminology in information science: ananalysis
Autor(es): Medeiros, Marisa Brascher Basílio
Abstract: Aplica metodologia e princípios da Terminologia no levantamento e análise da terminologia brasileira em Ciência da Informação. Identifica, a partir da coleta de termos realizada na revista Ciência da Informação e no Catálogo de Teses e Dissertações em Ciância da Informação e Biblioteconomia. alguns problemas terminológicos, tais como: ambigüidade, polissemia, uso de termos provenientes de línguas estrangeiras e criação de neologismos sem levar em conta a estrutura morfossintática da língua portuguesa. Ressalta a necessidade de estudos terminológicos para a implantação e fortalecimento de uma terminologia brasileira em Ciência da Informação.
[en] The methods and principies of terminological workare applied in the survey and analysis of Brazilian terminology in Information Science. Identifies,from terms collected in the journal Ciência da Informação and the Catálogo de Teses e Dissertações em Ciência da Informação e Biblioteconomia, some terminological problems,such as ambiguity, polysemy, use of foreign words or expressions and neologisms, that do not take into account the Portuguese language structure or its syntactic and morphological aspects, The need of terminological studies for the establishment of a true Brazilian terminology in Information Scienceis emphasized
Palavras-chave: Terminologia
Ciência da Informação
Editor: IASI
Citação: Ciência da Informação, v.15, n.2, 1986. p.135-142
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/123456789/283
Data do documento: 1986
Aparece nas coleções:Artigos em Revistas publicadas no Brasil

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
BRASCHERCI1986.pdf82,75 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.