Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://ridi.ibict.br/handle/123456789/137
Tipo: Artigo
Título: Informação, comunicação e inovação: gestão da informação para inovação em uma organização complexa
Título(s) alternativo(s): Información, comunicación e innovación: gestión de la información para innovación en una organización compleja
Autor(es): Lima, Clóvis Ricardo Montenegro de
Carvalho, Lidiane dos Santos
Abstract: Neste artigo discutem-se as relações entre informação, comunicação e inovação tecnológica na Fundação CERTI (Centros de Referência em Tecnologias Inovadoras), vinculada à Universidade Federal de Santa Catarina. Faz-se uso de conceitos e de abordagens críticas da Ciência da Informação. Apresenta-se a discussão da relação entre informação e inovação. Discute-se, a partir da Teoria do Agir Comunicativo de Habermas, a colaboração nas organizações como condição para dinâmicas complexas que induzam, produzam e incorporem inovações. Discutem-se os pressupostos de uma gestão da inovação tecnológica. Os métodos de pesquisa usados incluem, além da pesquisa bibliográfica, o estudo na Fundação CERTI, com recuperação de documentos e entrevistas com questionário estruturado. Os resultados evidenciam a relevância da informação e da comunicação para colaboração e inovação. Conclui-se que a adequada gestão da informação e da comunicação pode contribuir para eficácia e inovação em organizações complexas, particularmente em institutos de pesquisa cientifica e tecnológica.
Palavras-chave: Gestão da informação
Comunicação
Inovação
Editor: UEL
Citação: Informação & Informação, v. 14, n. 2, jul./dez., 2009. p.1-20
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/123456789/137
Data do documento: 2009
Aparece nas coleções:Artigos em Revistas publicadas no Brasil

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ClovisII2009.pdf501,05 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.