Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://ridi.ibict.br/handle/123456789/134
Tipo: Artigo
Título: Observatório da Saúde da UFSC: redução das assimetrias de informações entre operadoras de planos de saúde e seus beneficiários.
Autor(es): Lima, Clóvis Ricardo Montenegro de
Nogueira, Ana Carolina
Martins, Jacqueline Alexandre
Abstract: O objetivo deste artigo é discutir a redução das assimetrias de informações entre operadoras de planos de saúde e seus beneficiários. O Observatório da Saúde da Universidade Federal de Santa Catarina é criado no primeiro semestre de 2007, com a finalidade de ser fonte de informações confiáveis sobre o mercado regulado de saúde suplementar para os professores. 2000 professores da UFSC possuem, através da sua associação, um contrato de quase trinta anos com operadora privada de plano de saúde. Este contrato é anterior a regulação, não cabendo aplicação de normas da Agência Nacional de Saúde Suplementar - ANS. A ação do Observatório é no sentido de disponibilizar também informações sobre contratos, preços e qualidade. A partir destas informações, 1/3 dos titulares migra para produtos regulados. A própria administração da Universidade faz licitação pública para contratação de plano de saúde para servidores. Conclui-se que a falta de discussão informada entre beneficiários e desses com a operadora contratada é principal dificuldade nas negociações.
Palavras-chave: Assimetria de informação
Observatório da saúde
Editor: OCS - Observatório para la Cibersociedade
Citação: Revista Textos de la CiberSociedad, n.16, 2009
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/123456789/134
Data do documento: 2009
Aparece nas coleções:Artigos em Revistas publicadas no Exterior

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ClovisOCS200916.pdf156,08 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.