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metadata.dc.type: Trabalho apresentado em evento
Title: Discussão sobre a avaliação aberta, no âmbito da Ciência Aberta
Other Titles: Discussion about open peer review in open science
metadata.dc.creator: Shintaku, Milton
Brito, Ronnie Fagundes de
Ferreira Junior, Rui Seabra
Barraviera, Benedito
metadata.dc.description.resumo: A publicação das descobertas científicas muda periodicamente em decorrência da presença maciça e impactante da Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC), bem como seus processos, incluindo os movimentos de “abertura”. A Ciência Aberta tem se mostrado um caminho inovador e interessante por englobar diversas iniciativas, entre elas a “Avaliação Aberta pelos Pares” (open peer review). Esta última promove uma discussão acalorada entre os pesquisadores e Editores, em decorrência principalmente dos conflitos de interesse existentes. O presente estudo teve por objetivo avaliar a literatura escassa e disponível sobre a Avaliação Aberta pelos Pares, de forma a identificar conceitos e tendências visando apoiar os Editores na implantação desta nova modalidade de avaliação. Este assunto é pertinente e desafiador num momento em que o mundo da “velocidade” se apresenta como um novo paradigma para todos envolvidos na editoração científica. Ainda que teoricamente apresente vantagens, na medida que muda drasticamente procedimentos tradicionalmente aceitos, entre eles a avaliação duplo- -cega, a abertura dos conteúdos e resultados obtidos é uma realidade e tem impactado drasticamente a produção do conhecimento científico. É possível que esta “abertura” seja irreversível haja vista que cerca de 70% da ciência publicada no mundo não tem reprodutibilidade. A abertura dos dados científicos e dos avaliadores daria transparência e seria uma maneira de amenizar o enorme dispêndio de investimentos públicos na pesquisa científica sem retorno à comunidade.
Abstract: The publication of scientific discoveries changes periodically as a result of the massive and impactful presence of Information and Communication Technology (ICT), as well as its processes, including "opening" movements. Open Science has shown an innovative and interesting path for several initiatives, including the Open Peer Review . The latter promotes a heated discussion between researchers and editors, resulting mainly from existing conflicts of interest. The present study aimed to evaluate the scarce and available literature on Open Peer Evaluation, in order to identify concepts and trends for using Editors in the implementation of this new evaluation modality. This subject is quite pertinent and challenging at a time when the world of “speed” presents a new paradigm for everyone involved in scientific editing. Although theoretically has advantages, as drastically changes traditionally accepted procedures, including a double-blind assessment, an openness of the contents and results obtained is a reality and has a drastic impact on the production of scientific knowledge. It is possible that this "opening" is irreversible, since about 70% of the published science in the world has no reproducibility. Openness of scientific data and evaluator would provide transparency and would be a way to soften the huge public investment in scientific research without returning to the community
Keywords: Ciência Aberta
Fluxo editorial
Avaliação pelos pares.
Avaliação aberta
Periódicos científicos
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::CIENCIA DA INFORMACAO::BIBLIOTECONOMIA::PROCESSOS DE DISSEMINACAO DA INFORMACAO
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Associação Brasileira de Editores Científicos
metadata.dc.publisher.initials: ABEC
Citation: SHINTAKU, Milton et al. Discussão sobre a avaliação aberta, no âmbito da Ciência Aberta. In: ABEC MEETING, 2019, Fortaleza. Anais... São Paulo: Associação Brasileira de Editores Científicos, 2019. http://dx.doi.org/10.21452/abecmeeting. 2019.214
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
metadata.dc.identifier.doi: http://dx.doi.org/10.21452/abecmeeting
URI: http://ridi.ibict.br/handle/123456789/1052
Issue Date: 17-Aug-2019
Appears in Collections:Trabalhos apresentados em Congresso no Brasil

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