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http://ridi.ibict.br/handle/123456789/93
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.creator | Zattar, Marianna | - |
dc.creator | Issberner, Liz-Rejane | - |
dc.date.accessioned | 2011-10-31T16:45:29Z | - |
dc.date.available | 2011-10-31T16:45:29Z | - |
dc.date.issued | 2011 | - |
dc.identifier.citation | In: ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISA EM CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO, 12, 23 -26 out. 2011, Brasília. Anais do XII ENANCIB. 2011. p.1657-1674 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://ridi.ibict.br/handle/123456789/93 | - |
dc.description | GT 5: Política e Economia da Informação | pt_BR |
dc.description.abstract | O trabalho propõe uma abordagem complementar ao modelo de inovação aberta, focalizando os micro-processos de informação, geração de conhecimento e aprendizagem envolvidos na inovação. Foi elaborada uma meta-análise em um texto que trata da trajetória de transição de uma empresa para o modelo de inovação aberta. Na escolha do texto buscou-se um estudo de caso por adotar um método de pesquisa que evidencia a interação entre elementos teóricos e a experiência prática. Além disso, considerou-se que o texto selecionado deveria empregar os princípios da inovação aberta propostos por Chesbrough (2003; 2006; 2009), o precursor desse modelo. No texto selecionado foram analisados os processos que a abordagem da inovação aberta identifica, mas não tem alcance para analisar, pois, de fato, não tem esse objetivo. Subjacentes a tais processos foram vislumbrados a geração do conhecimento, as dinâmicas da aprendizagem, o regime de informação, as interações nas redes de informação, entre outros. A meta-análise fez emergir os lugares do modelo de inovação aberta que acomodam uma investigação mais aprofundada e detalhada das questões relativas aos: canais e fluxo de informação nas redes; processo de geração de conhecimento; e aprendizagem dos atores nos ambientes de inovação. Nesse sentido, o presente trabalho mostra como o aporte teórico da informação pode complementar, de modo lógico, os princípios do modelo de inovação aberta e contribuir para o maior alcance de seus resultados. | pt_BR |
dc.description.provenance | Submitted by Sonia Burnier (sdesouza@ibict.br) on 2011-10-31T16:45:29Z No. of bitstreams: 1 LIZEnancib2011b.pdf: 682643 bytes, checksum: 429ee34b082bcb5d28095043e8a6eea7 (MD5) | en |
dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2011-10-31T16:45:29Z (GMT). No. of bitstreams: 1 LIZEnancib2011b.pdf: 682643 bytes, checksum: 429ee34b082bcb5d28095043e8a6eea7 (MD5) Previous issue date: 2011 | en |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.publisher | ANCIB ; Unb. PPGCI | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Inovação aberta | pt_BR |
dc.subject | Processo de informação | pt_BR |
dc.subject | Geração de conhecimento | pt_BR |
dc.subject | Dinâmicas de aprendizagem | pt_BR |
dc.title | Informação, conhecimento e aprendizagem na inovação aberta | pt_BR |
dc.type | Trabalho apresentado em evento | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Trabalhos apresentados em Congresso no Brasil |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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