Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://ridi.ibict.br/handle/123456789/93
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorZattar, Marianna-
dc.creatorIssberner, Liz-Rejane-
dc.date.accessioned2011-10-31T16:45:29Z-
dc.date.available2011-10-31T16:45:29Z-
dc.date.issued2011-
dc.identifier.citationIn: ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISA EM CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO, 12, 23 -26 out. 2011, Brasília. Anais do XII ENANCIB. 2011. p.1657-1674pt_BR
dc.identifier.urihttp://ridi.ibict.br/handle/123456789/93-
dc.descriptionGT 5: Política e Economia da Informaçãopt_BR
dc.description.abstractO trabalho propõe uma abordagem complementar ao modelo de inovação aberta, focalizando os micro-processos de informação, geração de conhecimento e aprendizagem envolvidos na inovação. Foi elaborada uma meta-análise em um texto que trata da trajetória de transição de uma empresa para o modelo de inovação aberta. Na escolha do texto buscou-se um estudo de caso por adotar um método de pesquisa que evidencia a interação entre elementos teóricos e a experiência prática. Além disso, considerou-se que o texto selecionado deveria empregar os princípios da inovação aberta propostos por Chesbrough (2003; 2006; 2009), o precursor desse modelo. No texto selecionado foram analisados os processos que a abordagem da inovação aberta identifica, mas não tem alcance para analisar, pois, de fato, não tem esse objetivo. Subjacentes a tais processos foram vislumbrados a geração do conhecimento, as dinâmicas da aprendizagem, o regime de informação, as interações nas redes de informação, entre outros. A meta-análise fez emergir os lugares do modelo de inovação aberta que acomodam uma investigação mais aprofundada e detalhada das questões relativas aos: canais e fluxo de informação nas redes; processo de geração de conhecimento; e aprendizagem dos atores nos ambientes de inovação. Nesse sentido, o presente trabalho mostra como o aporte teórico da informação pode complementar, de modo lógico, os princípios do modelo de inovação aberta e contribuir para o maior alcance de seus resultados.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Sonia Burnier (sdesouza@ibict.br) on 2011-10-31T16:45:29Z No. of bitstreams: 1 LIZEnancib2011b.pdf: 682643 bytes, checksum: 429ee34b082bcb5d28095043e8a6eea7 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2011-10-31T16:45:29Z (GMT). No. of bitstreams: 1 LIZEnancib2011b.pdf: 682643 bytes, checksum: 429ee34b082bcb5d28095043e8a6eea7 (MD5) Previous issue date: 2011en
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherANCIB ; Unb. PPGCIpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectInovação abertapt_BR
dc.subjectProcesso de informaçãopt_BR
dc.subjectGeração de conhecimentopt_BR
dc.subjectDinâmicas de aprendizagempt_BR
dc.titleInformação, conhecimento e aprendizagem na inovação abertapt_BR
dc.typeTrabalho apresentado em eventopt_BR
Aparece nas coleções:Trabalhos apresentados em Congresso no Brasil

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
LIZEnancib2011b.pdf666,64 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais