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Campo DCValorIdioma
dc.creatorHatschbach, Maria Helena de Lima-
dc.creatorOlinto, Gilda-
dc.date.accessioned2011-10-31T14:03:41Z-
dc.date.available2011-10-31T14:03:41Z-
dc.date.issued2011-
dc.identifier.citationIn: ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISA EM CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO, 12, 23 -26 out. 2011, Brasília. Anais do XII ENANCIB. 2011. p.225-2241pt_BR
dc.identifier.urihttp://ridi.ibict.br/handle/123456789/83-
dc.descriptionGT 6: Informação, Educação e Trabalhopt_BR
dc.description.abstractEsta pesquisa analisou a Competência em Informação do estudante de graduação em turismo, criando uma interface entre o Turismo e a Ciência da Informação no Brasil. O Turismo traz associado ao seu processo de crescimento e transformação o uso das novas tecnologias de comunicação e informação e a consequente necessidade de formação de recursos humanos competentes e especializados no uso da informação. O estudo empírico envolveu a aplicação de um teste online de Competência em Informação, o Research Readiness Self-Assessment – RRSA, com 48 questões, junto aos alunos do Curso de Graduação em Turismo da Universidade Federal Fluminense - UFF, Rio de Janeiro, Brasil. Teve como principal objetivo analisar a Competência em Informação de estudantes de graduação usando uma ferramenta de avaliação padronizada, já aplicada em outros países e adaptada para a língua portuguesa, que permitisse futuras comparações com outros grupos de estudantes, tanto do Brasil como do exterior. Um diferencial do RRSA é que ele aborda várias dimensões da Competência em Informação: Navegando na Internet; Obtendo Informação; Avaliando a Informação; Experiência de Pesquisa e de Uso de Biblioteca; Compreendendo o Plágio e considera, também, a autoavaliação do estudante em relação as suas habilidades de pesquisa. Como resultados, identificamos discrepâncias entre a autoavaliação da Competência em Informação, feita pelos estudantes, e a pontuação dada pelos indicadores mais objetivos dessa Competência. Os alunos acreditam possuir boa capacidade de realizar pesquisas, especialmente no início do curso, o que, em certos aspectos, não condiz com os resultados das questões que medem, por exemplo, a capacidade de obter e avaliar informação. Professores, educadores, gestores, pesquisadores, profissionais da informação e os próprios alunos podem utilizar os resultados desta pesquisa para delinear ações que melhorem o desempenho dos estudantes em relação a sua Competência em Informação, preparando-os para superar os desafios de viver na era da informação.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Sonia Burnier (sdesouza@ibict.br) on 2011-10-31T14:03:41Z No. of bitstreams: 1 OLINTOEnancib2011b.pdf: 700984 bytes, checksum: ba17b1958d83285a4a6dc2546ea1ce2a (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2011-10-31T14:03:41Z (GMT). No. of bitstreams: 1 OLINTOEnancib2011b.pdf: 700984 bytes, checksum: ba17b1958d83285a4a6dc2546ea1ce2a (MD5) Previous issue date: 2011en
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherANCIB : Unb.PPGCI-
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectCompetência em informaçãopt_BR
dc.subjectTurismopt_BR
dc.subjectAvaliaçãopt_BR
dc.titleDimensões da competência em informação: resultados de um teste online para estudantes de turismo na era digitalpt_BR
dc.typeTrabalho apresentado em eventopt_BR
Aparece nas coleções:Trabalhos apresentados em Congresso no Brasil

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