Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://ridi.ibict.br/handle/123456789/827
metadata.dc.type: Trabalho apresentado em evento
Título : O boletim do Museu Paraense Emílio Goeldi: trajetória e aspectos históricos dos primeiros 20 anos (1894-1914) na Amazônia e no cenário internacional.
metadata.dc.creator: Benchimol, Alegria
Pinheiro, Lena Vânia Ribeiro
Resumen : Análise quali-quantitativa do “Boletim do Museu Paraense Emílio Goeldi” nos primeiros 20 anos de circulação (1894-1914), enfatizando as principais características do periódico, bem como a produtividade de autores de artigos no período selecionado. A pesquisa adotou a abordagem bibliométrica como método e utilizou duas técnicas de coleta de dados para a sua realização: pesquisa bibliográfica e pesquisa documental. A principal fonte consultada foi o próprio periódico científico. Os resultados refletem, de um modo geral, as características de periódicos na sua fase inicial e no período estudado: frequente mudança de título, de seções e periodicidade irregular, assim como dificuldades financeiras e descontinuidade. Quanto à produtividade de autores, a sua identificação e respectivas áreas, os resultados apontam predominância da botânica e zoologia. Os resultados mostram, ainda, a presença de atividades científicas significativas em Ciência e Tecnologia na região Amazônica e sua repercussão internacional. A permanência de um periódico nascido no século XIX (1894), até hoje, comprova também a produção científica de uma região, cuja relevância para o desenvolvimento do Brasil é indiscutível.
Palabras clave : Periódicos Científicos; Comunicação Científica; Ciência da Informação; Museu Paraense Emilio Goeldi.
Editorial : ANCIB
Citación : BENCHIMOL, Alegria; PINHEIRO, Lena Vania Ribeiro. O boletim do Museu Paraense Emílio Goeldi: trajetória e aspectos históricos dos primeiros 20 anos (1894-1914) na Amazônia e no cenário internacional. In: ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISA EM CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO, 15, 2014. Anais... Belo Horizonte: ANCIB, 2014. GT7, p.4271-4292.
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI : http://ridi.ibict.br/handle/123456789/827
Fecha de publicación : 2014
Aparece en las colecciones: Trabalhos apresentados em Congresso no Brasil

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
GT9AnaisXV.pdf4,71 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este ítem está protegido por copyright original