Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://ridi.ibict.br/handle/123456789/817
Tipo: Trabalho apresentado em evento
Título: Textualização de práticas sociais e reconfiguração de dispositivos de informação e comunicação em saúde na cultura digital.
Autor(es): Marteleto, Regina
Bteshe, Mariana
Silva, Marcus Vinícius Pereira da
Abstract: Na sequência de projetos de pesquisa que resultaram na construção de dispositivos de informação e comunicação em saúde, em formato impresso, o trabalho aborda um novo campo conceitual para a reconfiguração desses experimentos no ambiente digital. Apresenta o Modelo interpretativo de análise (Mia), baseado na tripla dimensão das redes sociais – interativas, cognitivas e semânticas – que sustentou a construção dos dispositivos, para o estudo da espacialidade e da textualidade dessas redes: Informação em Movimento; Almanaque da Dengue; Almanaque do Agente Comunitário de Saúde; Zine’s Violento. No recorte do trabalho, o foco é a reconstrução textual dos dispositivos no ambiente digital, e por isso recuperam-se abordagens conceituais sobre a cultura digital e os conceitos de dispositivo, texto, hipertexto, arquitexto, contrato de leitura e contrato de conversação, inspirados principalmente em estudos das Ciências da informação e da comunicação de linha francesa. Dentre outras conclusões, registra-se que os dispositivos em formato digital devem resguardar os gestos editoriais que deram origem a esses experimentos: marcas sociais, autoria compartilhada, modos de mediação e de apropriação, agora favorecidos, hipoteticamente, pelo modo interativo, conversacional e icônico dos textos e das oralidades na cultura digital.
Palavras-chave: Informação. Saúde. Dispositivo. Texto digital. Arquitexto.
Editor: ANCIB
Citação: MARTELETO, Regina Maria; BTESHE, Mariana; SILVA, Marcus Vinicius. Textualização de práticas sociais e reconfiguração de dispositivos de informação e comunicação em saúde na cultura digital. In: ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISA EM CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO, 15., 2014. Anais... Belo Horizonte: ANCIB, 2014. GT3, p.1338-1352.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://ridi.ibict.br/handle/123456789/817
Data do documento: 2014
Aparece nas coleções:Trabalhos apresentados em Congresso no Brasil

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
GT3Anais2014.pdf4,72 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais