Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://ridi.ibict.br/handle/123456789/812
Tipo: Trabalho apresentado em evento
Título: Classificação e representação do conhecimento em CT&I no contexto da divulgação científica em fontes de informação digitais.
Autor(es): Baubier, Arlete
Souza, Rosali Fernandez de
Pinheiro, Lena Vânia Ribeiro
Abstract: Propõe uma reflexão de cunho teórico acerca da organização do conhecimento no âmbito da divulgação científica em fontes de informação digitais, especialmente os periódicos eletrônicos. O enfoque é direcionado para a necessidade de classificação e representação de domínios do conhecimento em Ciência, Tecnologia e Inovação (CT&I), em gêneros textuais do jornalismo científico, a partir da análise de revistas de divulgação da informação em CT&I de instituições de fomento à pesquisa, em especial da revista Amazonas Faz Ciência, da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (Fapeam). O objetivo central é abordar os aspectos históricos e conceituais que permeiam o tema proposto, além de examinar as principais características estruturais que fazem parte desse tipo de publicação. O percurso metodológico do estudo caracteriza-se pela abordagem teórica e descritiva, com aporte bibliográfico e documental. Os principais resultados indicam: a revista encontra-se no processo contínuo de aperfeiçoamento da sua estrutura, procurando adequar-se aos padrões de editoração de periódico de divulgação da informação em CT&I, oferecendo produtos inovadores para públicos específicos e agregando valor e qualidade à publicação
Palavras-chave: Organização e Representação do Conhecimento; Classificação; Divulgação Científica; Fontes de Informação Digitais; Ciência, Tecnologia e Inovação (CT&I)
Editor: ANCIB
Citação: BAUBIER, Arlete Sandra Mariano Alves; SOUZA, Rosalí Fernandez de; PINHEIRO, Lena Vania Ribeiro.Classificação e representação do conhecimento em CT&I no contexto da divulgação científica em fontes de informação digitais. In: ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISA EM CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO, 15., 2014. Anais... Belo Horizonte: ANCIB, 2014. GT2, p.975-993.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://ridi.ibict.br/handle/123456789/812
Data do documento: 2014
Aparece nas coleções:Trabalhos apresentados em Congresso no Brasil

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
GT2AnaisXV.pdf14,96 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais