Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://ridi.ibict.br/handle/123456789/777
metadata.dc.type: Dissertação
Título : Um espaço na construção do conhecimento: indicadores quantitativos dos Programas de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo de instituições de ensino superior no Brasil
metadata.dc.creator: Costa, Edilene
metadata.dc.contributor.advisor1: Pinheiro, Lena Vânia Ribeiro
metadata.dc.contributor.advisor-co1: Oliveira, Eloísa da C. Príncipe de
metadata.dc.contributor.referee1: Braga, Gilda Maria
metadata.dc.contributor.referee2: Bochner, Rosany
metadata.dc.description.resumo: Análise dos cursos de doutorado e respectivas teses dos programas de pósgraduação das Instituições de Ensino Superior do Brasil, públicas e privadas, na área de Arquitetura e Urbansimo, utilizando método bibliométrico com o objetivo de gerar indicadores qualiquantitativos. Foram identificadas as áreas de concentração, linhas de pesquisa e temas pesquisados nas teses. Existem, hoje, 13 cursos de doutorado no País, a maioria recente, criada a partir do ano de 2000 e concentrados na região sudeste. No levantamento de dados foi verificada a falta de padronização nas informações disponibilizadas nos portais dos programas, dificultando a recuperação ágil e precisa, assim como a ausência de palavras-chave representativas do conteúdo das teses, pela não utilização de vocabulário controlado ou tesauros. A análise, tanto das áreas de concentração, linhas de pesquisa quanto das teses, aponta como temáticas mais frequentes, Urbanização, Planejamento Urbano e Projeto de Arquitetura, com forte incidência dos aspectos históricos e teóricos da área, introdução de temas relacionados às tecnologias e preocupação com as questões sociais e resoluções dos seus problemas. Os resultados da pesquisa podem contribuir para a formulação de políticas de pós-graduação nesse campo do conhecimento, avaliação dos programas, áreas de concentração e linhas de pesquisa, bem como orientar sobre os temas mais estudados, lacunas existentes e questões ainda pouco pesquisadas
Resumen : Analysis of doctoral courses and theses of the graduate programs of higher education institutions in Brazil, public and private, in the area of Architecture and Urbanism using bibliometric method in order to generate quality quantitative indicators. Concentration areas were identified as well as lines of research and topics investigated in the theses. Currently, there are thirteen doctoral programs in Brazil, most recently, created from the years 2000 and concentrated in the Southeast. The survey data verified the lack of standardization of the information available on the websites of the graduate programs, making it difficult to recover quick and accurate, as well as the absence of keywords representing the content of the theses, which does not use a controlled vocabulary or thesaurus. The analysis of the concentration areas, lines of research and theses, points to the themes more frequently as Urban Planning, Urbanization and Urban Space, with strong influences of historical and theoretical aspects of the area, introducing topics related to technologies and concern about social issues and resolutions of their problems. The research results may contribute to the formulation of policies for graduate studies in this field of knowledge, evaluation of programs, concentration areas and lines of research, as well as guidance on the most studied themes, gaps and issues still under researched
Palabras clave : Graduate programs
Architecture and urbanism
Bibliometrics
Doctoral theses
Quality quantitative indicators
Programas de pós-graduação Arquitetura e urbanismo Produção científica Bibliometria
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::CIENCIA DA INFORMACAO
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: BR
Editorial : Universidade Federal do Rio de Janeiro / Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia
metadata.dc.publisher.initials: UFRJ/ECO - IBICT
metadata.dc.publisher.department: Ciência da Informação
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação
Citación : COSTA, Edilene. Um espaço na construção do conhecimento: indicadores quantitativos dos Programas de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo de instituições de ensino superior no Brasil. 2012. 103 f. Dissertação (Mestrado em Ciência da Informação) - Universidade Federal do Rio de Janeiro / Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia, Rio de Janeiro, 2012.
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI : http://ridi.ibict.br/handle/123456789/777
Fecha de publicación : 30-mar-2012
Aparece en las colecciones: Teses e Dissertações do PPGCI IBICT-UFRJ

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
costa2012.pdf636,09 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este ítem está protegido por copyright original