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metadata.dc.type: Dissertação
Title: Administração de bibliotecas em instituições privadas de ensino superior: uma abordagem discursiva a partir das novas demandas de acesso e uso da informação
metadata.dc.creator: Silva, Fátima Santana da
metadata.dc.contributor.advisor1: Lima, Clóvis Ricardo Montenegro de
metadata.dc.contributor.advisor-co1: Fernandes, Geni Chaves
metadata.dc.contributor.referee1: Souza, Rosali Fernandez de
metadata.dc.contributor.referee2: Dodebei, Vera Lucia Doyle Louzada de Mattos
metadata.dc.description.resumo: Esta pesquisa, que parte do referencial teórico da Teoria do Agir Comunicativo de Jugen Habermas, busca elementos para uma condução administrativa de bibliotecas em instituições privadas de ensino superior que favoreça uma administração contemporânea, tendo em conta os pontos de vistas e as expectativas dos principais interessados nesses serviços. Concentra seus alicerces no inter-campo entre a Ciência da Informação e Ciência da Administração, e utiliza conceitos da Administração Discursiva em busca de uma perspectiva dialógica para a construção de novas formas de trabalho. A partir de pesquisa com bibliotecários, um estudo de caso em uma IES privada do Rio de Janeiro, e da revisão da literatura, identificam-se aspectos que podem ser chaves para a interlocução entre os atores envolvidos: INEP/MEC e suas razões implícitas de atendimento aos estudantes de graduação, a partir seus instrumentos de avaliação; os bibliotecários e a comunidade acadêmica, os usuários (professores e alunos). Tais aspectos podem servir de subsídios para reconfiguração das práticas profissionais na administração de bibliotecas de IES privadas. O resultado da pesquisa aponta que existem fragilidades na perspectiva administrativa das bibliotecas e nos fornece elementos que podem servir de reflexão e pontos de partida para uma Administração Discursiva em bibliotecas de Instituições Privadas de Ensino Superior
Abstract: Based on the Theory of Communicative Act of Jugen Habermas this research seeks to drive administrative elements to libraries at private institutions of higher education in order to promote contemporary administration, taking into account the stakeholders views and expectations of these services. Focuses its foundations on the interrelations between Information Science and Management Science, which uses concepts of Discursive Administration, in order to furnish a dialogical perspective in the construction of new ways of working. From a case study in a private institution in Rio de Janeiro, and the literature review, identify aspects that can be taken as keys to the dialogue among the actors involved: INEP / MEC and its implicit reasons for serving higher education, taken from its assessment tools; librarians; and academic community, users (professors and students). These aspects provide support for professional practices reconfiguration in managing libraries of private higher education. The research result indicates a weakness in the administrative perspective of libraries and provides elements that can be used to reflection and starting points for a Discursive Management in Libraries Private Institutions of Higher Education
Keywords: Library Administration
Discursive Administration
Inep evaluation
Administração de Bibliotecas
Administração Discursiva
Avaliação do INEP
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::CIENCIA DA INFORMACAO
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: BR
Publisher: Universidade Federal do Rio de Janeiro / Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia
metadata.dc.publisher.initials: UFRJ/ECO - IBICT
metadata.dc.publisher.department: Ciência da Informação
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação
Citation: SILVA, Fátima Santana. Administração de bibliotecas em instituições privadas de ensino superior: uma abordagem discursiva a partir das novas demandas de acesso e uso da informação. 2013. 108 f. Dissertação (Mestrado em Ciência da Informação) - Universidade Federal do Rio de Janeiro / Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia, Rio de Janeiro, 2013.
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI: http://ridi.ibict.br/handle/123456789/707
Issue Date: 12-Mar-2013
Appears in Collections:Teses e Dissertações do PPGCI IBICT-UFRJ

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