Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://ridi.ibict.br/handle/123456789/693
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorCarvalho, Rosane Maria Rocha dept_BR
dc.date.accessioned2015-10-19T11:49:49Z-
dc.date.available2008-01-29pt_BR
dc.date.available2015-10-19T11:49:49Z-
dc.date.issued2005-03-28pt_BR
dc.identifier.citationCARVALHO, Rosane Maria Rocha de. As transformações da relação museu e público: a influência das tecnologias da informação e comunicação no desenvolvimento de um público virtual. 2005. 291 f. Tese (Doutorado em Ciência da Informação) - Universidade Federal do Rio de Janeiro / Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia, Rio de Janeiro, 2005.por
dc.identifier.urihttp://ridi.ibict.br/handle/123456789/693-
dc.description.abstractAnalysis of the transformations in the museum and visitors relation, considering the issues related to museums evolution, the new information and communication technologies and museums as information systems. Studies of the electronic communication and information networks, measuring how much the Internet/Web contributes to the formation of a virtual public and to the expansion of museum attendance in loco to exhibitions and to other museum,information sectors, in an integrated manner. The methodology comprises the Museu Histórico Nacional in Rio de Janeiro as study setting, the theoretical frame is based on Information Science, Museology and Communication authors; and the empirical research is developed in two sections: the analysis of the electronic messages of Museu Histórico Nacional virtual visitors in order to design visitors profile and main demands for information; knowledge of visitors behavior and the relation between physical and virtual museum attendances, based on interviews through the Internet. As a product of this research and based on its results, is designed a proposal of Museology and Museums Portal (Website) to be implemented in the countryeng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2015-10-19T11:49:49Z (GMT). No. of bitstreams: 1 rosane2005.pdf: 1425764 bytes, checksum: f5bdfa6fc01da0f7e3e51df80900d350 (MD5) Previous issue date: 2005-03-28en
dc.formatapplication/pdfpor
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal do Rio de Janeiro / Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologiapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectMuseu e públicopor
dc.subjectTecnologias de informação e comunicaçãopor
dc.subjectPúblico virtualpor
dc.subjectMuseupor
dc.titleAs transformações da relação museu e público: a influência das tecnologias da informação e comunicação no desenvolvimento de um público virtualpor
dc.typeTesepor
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/5102406491383554por
dc.contributor.advisor1Pinheiro, Lena Vânia Ribeiropt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9613980184982976por
dc.contributor.referee1Scheiner, Tereza Cristina Molettapt_BR
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3365427281617058por
dc.contributor.referee2Lima, Diana Farjalla Correiapt_BR
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/6632884800640353por
dc.contributor.referee3González de Gómez, Maria Nélidapt_BR
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/3087665610359216por
dc.contributor.referee4Prado, Geraldo Moreirapt_BR
dc.contributor.referee4Latteshttp://lattes.cnpq.br/4611487449721174por
dc.description.resumoAnálise das transformações na relação museu e público, a partir dos questionamentos relativos à evolução dos museus, às novas tecnologias e, considerando os museus como sistemas de informação. Estudo das redes eletrônicas de comunicação e informação e o quanto a Internet/Web contribui para a formação de um público virtual, para expandir a visitação in loco às exposições e aos demais setores de informação do museu, de forma integrada. A metodologia compreende o Museu Histórico Nacional como ambiente de estudo, o quadro teórico com autores da Ciência da Informação, da Museologia e da Comunicação e a pesquisa empírica, desenvolvida em duas etapas: análise das mensagens do correio eletrônico de visitantes virtuais do Museu Histórico Nacional para caracterizar o seu perfil e principais demandas de informação; verificação, com base em entrevistas via Internet, do comportamento e da relação entre público presencial e virtual de museu. Como subproduto desta pesquisa e com base nos resultados, é esboçada uma proposta de Portal de Museologia e Museus a ser implementado no paíspor
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.departmentCiência da Informaçãopor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Ciência da Informaçãopor
dc.publisher.initialsUFRJ/ECO - IBICTpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::CIENCIA DA INFORMACAOpor
Aparece nas coleções:Teses e Dissertações do PPGCI IBICT-UFRJ

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
rosane2005.pdf1,39 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais