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metadata.dc.type: Tese
Title: Classificação política e discurso jornalístico: como agências de notícia transnacionais representam candidatos a presidente do Brasil nas eleições de 1989 e 2010.
metadata.dc.creator: Fernandez Júnior, Fernando Ewerton
metadata.dc.contributor.advisor1: Nunes, Geraldo Luiz dos Reis
metadata.dc.contributor.advisor-co1: Souza, Rosali Fernandez de
metadata.dc.contributor.referee1: Kobashi, Nair Yumiko
metadata.dc.contributor.referee2: Costa, Icléia Thiesen Magalhães
metadata.dc.contributor.referee3: Marteleto, Regina Maria
metadata.dc.contributor.referee4: Biochini, Jorge Calmon de Almeida
metadata.dc.description.resumo: O objetivo desta tese é identificar critérios de relevância aplicados por agências de notícia transnacionais na representação de candidatos a presidente do Brasil e traçar paralelos com critérios adotados por usuários de sistemas de informação ao inferir relevância em processos de busca. Partimos da premissa teórica de que relevância é mensurável e adotamos o princípio metodológico de que uma maior freqüência lexical encontra-se hipoteticamente associada a um maior peso relativo e relevância conceituais dentro de um conjunto de termos , aplicando-o na análise de conteúdo de 305 textos de quatro agências de notícia transnacionais a francesa France Presse (AFP), a americana Associated Press (AP), a espanhola EFE e a britânica/canadense Reuters em duas eleições presidenciais brasileiras. Neste corpus, coletado via telex, em 1989, e na internet, em 2010, identificamos os tipos de termo usados pelas quatro agências em função adjetiva antes, depois e em substituição ao nome dos quatro principais candidatos em cada eleição, mapeamos os esquemas de classificação política de cada uma e comparamos os critérios de relevância aplicados nos dois momentos, em busca de regularidades e discrepâncias que corroborassem, ou não, a hipótese de que agências de notícia transnacionais recorrem a esquemas de classificação próprios baseados numa tipologia comum de termos, cuja frequência no corpus revela os critérios de relevância de cada uma. Com base nos resultados, concluímos que os critérios de relevância das agências pesquisadas são semelhantes em diversos aspectos aos critérios adotados por usuários de sistemas de informação ao inferirem relevância em processos de busca
Abstract: Relevance; Classification; Journalism; Politics; New agency; Knowledge organization
Keywords: This thesis aims to draw parallels between the relevance criteria applied by transnational news agencies in representing Brazilian presidential candidates and generalizations suggested by Saracevic (2
Relevância
Classificação
Jornalismo
Política
Agência de notícia
Organização da informação
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::CIENCIA DA INFORMACAO
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: BR
Publisher: Universidade Federal do Rio de Janeiro / Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia
metadata.dc.publisher.initials: UFRJ/ECO - IBICT
metadata.dc.publisher.department: Ciência da Informação
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação
Citation: FERNANDEZ JÚNIOR, Fernando Ewerton. Classificação política e discurso jornalístico: como agências de notícia transnacionais representam candidatos a presidente do Brasil nas eleições de 1989 e 2010.. 2013. 249 f. Tese (Doutorado em Ciência da Informação) - Universidade Federal do Rio de Janeiro / Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia, Rio de Janeiro, 2013.
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI: http://ridi.ibict.br/handle/123456789/668
Issue Date: 28-Feb-2013
Appears in Collections:Teses e Dissertações do PPGCI IBICT-UFRJ

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