Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
http://ridi.ibict.br/handle/123456789/315
metadata.dc.type: | Trabalho apresentado em evento |
Título : | Estratégias empresariais, dinâmicas informacionais e identidade de marca na economia criativa |
Otros títulos : | Business strategies, informational dynamics and brand identity in the creative economy |
metadata.dc.creator: | Pires, Vladimir Sibylla Albagli, Sarita |
Resumen : | Este estudo centra-se nas dinâmicas informacionais envolvidas nos esforços de construção de identidades de marcas fortes na economia criativa. Tais identidades são aqui assumidas como fontes privilegiadas de vantagens competitivas sustentáveis na contemporaneidade, a expressarem ideias-força dispersadas na sociedade. Os coletivos responsáveis por tais dinâmicas
consubstanciam-se em centrais de criatividade e se valem de redes sociocriativas originadas das interações comunicacionais empreendidas entre seus grupos de trabalho internos e os atores e
grupos sociais externos a elas. Considera-se a informação como fenômeno sociocultural e em sua dimensão performativa, deslocando-se a ênfase das questões processuais e técnicas relacionadas com o tratamento documental para a dimensão das relações humanas, o intercâmbio de informações e o agir comunicativo. Vale-se da abordagem poliepistêmica da Ciência da Informação, associando-se suas dimensões meta-informacional, infra-estrutural e semânticodiscursiva a estudos de cultura organizacional, redes sociais e filosofia da linguagem (pragmática). Apresenta-se uma pesquisa empírica realizada em uma empresa da indústria da moda (Osklen), complementada por entrevistas com duas outras empresas da economia criativa. Faz-se uma primeira aproximação entre aquela e o instrumental teórico-metodológico sugerido. [en] This study is about the informational dynamics involved in the effort of powerful brands to build their identities, particularly the ones accomplished by companies in the creative economy. The identities of such brands are here assumed as privileged sources of competitive sustainable advantage in the contemporaneity, to express power-ideas widespread in society. The creative collectives in charge of these dynamics consolidate themselves into creative centrals and utilize social-creative networks originated from communicational interactions among their intern work groups and external actors and social groups. In this study, information is considered a social and cultural phenomenon and on its performative dimension, displacing the processual and technical questions emphasis related to the documental treatment to the dimension of human relationship, the interchange of information and the communicative action. Hence, it utilizes the poliepistemical approach from Information Science, associated to its meta-informational, infrastructural and semantic-discursive dimensions with organizational culture studies, social networks and language philosophy (pragmatic). For this, an empirical research made at a fashion industry’s company (Osklen) is presented, completed by interviews with two other creativeoriented companies, and the first approach between that company and the theoretical and methodological instrument suggested. |
Palabras clave : | Identidade de marca Economia criativa Centrais de criatividade Abordagem poliepistêmica das dinâmicas informacionais |
Editorial : | UFPb |
Citación : | In: Encontro Nacional de Pesquisa em Ciência da Informação, 10.: 2009 : João Pessoa, Anais do X ENANCIB. João Pessoa : UFPb, 2009. |
metadata.dc.rights: | Acesso Aberto |
URI : | http://ridi.ibict.br/handle/123456789/315 |
Fecha de publicación : | 2009 |
Aparece en las colecciones: | Trabalhos apresentados em Congresso no Brasil |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
SaritaPiresEnancib2009.pdf | 169,93 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este ítem está protegido por copyright original |