Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://ridi.ibict.br/handle/123456789/30
metadata.dc.type: Artigo
Título : Educação da Sensibilidade - informação em arte e tecnologias para inclusão social
Otros títulos : Education of sensitiveness - information on art and technologies for social inclusion
metadata.dc.creator: Pinheiro, Lena Vânia Ribeiro
Resumen : Discute-se o potencial da informação em arte, educação pela arte, educação da sensibilidade, competência informacional e tecnologias de informação e comunicação (TICs), embasada nas idéias e conceitos de Fisher (necessidade da arte), de Read (educação pela arte e educação da sensibilidade) e de Silva (consciência). São considerados a sociedade da informação, as políticas públicas e o papel de museus e bibliotecas de arte neste processo. É preciso reconhecer que a convergência dos componentes estudados pode conduzir à inclusão social.
Abstract: This paper discusses about resourcefulness of information on Art, Education through Art, education of sensitiveness, informational competency and technologies of information and communication (TICs), based on Fisher’s ideas and concepts (need of Art), Read’s (education through Art and education of sensitiveness), and Silva’s (consciousness). Information society, public policies, and the role of Art museums and libraries are taken into consideration in this process. It is necessary to have in mind that convergence of the components studied can lead to social inclusion.
Palabras clave : Inclusão social
Informação em arte
Educação pela arte
Educação da sensibilidade
Competência em informação
Tecnologia da informação
Sociedade da informação
Editorial : Ibict
Citación : Inclusão Social, v. 1,n.1, 2005, p.51-55
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI : http://ridi.ibict.br/handle/123456789/30
Fecha de publicación : 2005
Aparece en las colecciones: Artigos em Revistas publicadas no Brasil

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
IS2005Pinheiro.pdf83,16 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este ítem está protegido por copyright original