Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://ridi.ibict.br/handle/123456789/291
metadata.dc.type: Trabalho apresentado em evento
Título : Indicadores da produção discursiva de inovação no pós-fordismo
metadata.dc.creator: Lima, Clóvis Ricardo Montenegro de
Carvalho, Lidiane dos Santos
Resumen : Neste artigo discute-se a avaliação da inovação no capitalismo pós-fordista, particularmente os seus indicadores. Parte-se da discussão das relações entre trabalho imaterial e inovação. O trabalho imaterial inclui a produção de conhecimento e de informação. O imaterial evidencia os novos conflitos de apropriação privada da riqueza. A inovação resulta de complexas dinâmicas organizacionais e sociais. A seguir busca-se relacionar informação e inovação a partir da teoria do agir comunicativo. Linguagem e produção se confundem nas dinâmicas sociais. O discurso parece ser fundamental para os processos de inovação. Na sociedade da informação cabe pensar a inovação como produção imaterial, em que se evidencia a interdependência dos atores sociais e a relevância das redes colaborativas. A avaliação da inovação tem sido fortemente vinculada às políticas de produção de bens. No pós-fordismo cabe indagar a validade de patentes como indicadores de inovação. Conclui-se que é necessário desenvolver meios para saber como e quais são os processos de inovação, incluindo interações comunicativas e discurso, e não apenas mensurar estruturas e produtos.
Palabras clave : Inovação
Indicadores
Discurso
Agir comunicativo
Pós-fordismo
Editorial : Ibict : Ufrj
Citación : In: Encontro Nacional de Pesquisa em Ciência da Informação, 11.: 2010 : Rio de Janeiro, Anais do XI ENANCIB. Rio de Janeiro : Ibict, Ufrj, 2010
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI : http://ridi.ibict.br/handle/123456789/291
Fecha de publicación : 2010
Aparece en las colecciones: Trabalhos apresentados em Congresso no Brasil

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
LIMAEnancib2010.pdf109,87 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este ítem está protegido por copyright original



Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.