Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://ridi.ibict.br/handle/123456789/25
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorPinheiro, Lena Vânia Ribeiro-
dc.creatorSilva, Márcia Rocha da-
dc.creatorSouza, Sonia Regina Burnier de-
dc.creatorBarros, Flávia Rubenia da Silva-
dc.creatorGuerra, Claudia Bucceroni-
dc.date.accessioned2011-07-19T16:03:22Z-
dc.date.available2011-07-19T16:03:22Z-
dc.date.issued2009-
dc.identifier.citationDataGramaZero - Revista de Ciência da Informação, v.10,n.5, 2009pt_BR
dc.identifier.issn1517-3801-
dc.identifier.urihttp://ridi.ibict.br/handle/123456789/25-
dc.description.abstractOrigem, concepção e análise de um dos instrumentos pedagógicos do CanalCiência, portal de divulgação científica do IBICT, criado em 2002. O Guia apresenta duplo objetivo: de divulgação científica e de competência em informação (information literacy). No primeiro, as pesquisas indexadas no CanalCiência têm seus textos reescritos em linguagem não-especializada para seu fácil entendimento pelo público em geral. O segundo objetivo corresponde às novas habilidades necessárias para o acesso e uso correto de informações na Internet, bem como à capacidade de reconhecer aquelas que são consistentes e legítimas. A principal conclusão deste estudo é de que as duas práticas funcionam como um dos caminhos para a conscientização no uso de informações científicas e tecnológicas, combatendo cópias e plágios nos trabalhos escolares, cada vez mais comuns com as facilidades da Internet. O Guia, ao reunir, de forma inovadora, duas ações de natureza convergente, pode contribuir para a formação integral do estudante e para a transformação da informação em “conhecimento em ação”, conduzindo ao exercício da cidadaniapt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Sonia Burnier (sdesouza@ibict.br) on 2011-07-19T16:03:22Z No. of bitstreams: 1 Datagramazero2009Pinheiro.pdf: 224471 bytes, checksum: de87db8ed83bd469e1b7c1e51c2a9185 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2011-07-19T16:03:22Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Datagramazero2009Pinheiro.pdf: 224471 bytes, checksum: de87db8ed83bd469e1b7c1e51c2a9185 (MD5) Previous issue date: 2009en
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherIASIpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEducação-
dc.subjectTecnologia de comunicação-
dc.subjectDivulgação científicapt_BR
dc.subjectCompetência em informaçãopt_BR
dc.subjectGuia informacional para professorespt_BR
dc.subjectCanalCiênciapt_BR
dc.subjectTecnologia da informaçãopt_BR
dc.titleExperiência inovadora do CanalCiência: instrumento pedagógico para aproximar ciência e sociedade, conhecimento e informaçãopt_BR
dc.title.alternativeThe "CanalCiência" as an innovative experience: pedagogical instrument to brig near society, knowledge and informationpt_BR
dc.typeArtigopt_BR
Aparece nas coleções:Artigos em Revistas publicadas no Brasil

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Datagramazero2009Pinheiro.pdf219,21 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais