Please use this identifier to cite or link to this item: http://ridi.ibict.br/handle/123456789/234
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorFreire, Isa Maria-
dc.creatorNathansohn, Bruno Macedo-
dc.creatorTavares, Carla-
dc.creatorEspírito Santo, Carmelita do-
dc.date.accessioned2012-05-17T17:40:16Z-
dc.date.available2012-05-17T17:40:16Z-
dc.date.issued2002-
dc.identifier.citationCiência da Informação, v.31, n.3, 2002. p.103-107.pt_BR
dc.identifier.issn1518-8353-
dc.identifier.urihttp://ridi.ibict.br/handle/123456789/234-
dc.description.abstractTrata-se de três projetos de pesquisa em andamento no Programa de Pósgraduação em Ciência da Informação – PPGCI/IBICT/UFRJ. O primeiro visa a um estudo de usuários com base em uma experiência de interatividade na rede Internet, tendo como objeto de estudo o informativo <http://www.clippirata.com.br>. O segundo aposta no papel da informação para a educação ambiental. Para tanto, objetiva demonstrar como oficinas de reciclagem artesanal de papel podem funcionar como agregados de informação para a produção do conhecimento. O último projeto tem como objetivo a construção de um instrumento digital sobre informação cultural com base na estrutura do hipertexto. A responsabilidade social da ciência da informação é a base conceitual que une as três abordagens. O fator comum aos três projetos é a participação dos usuários de informação no desenvolvimento de cada um deles, um pressuposto básico da metodologia participante adotada nas pesquisas. [en] Talk about three research projects in course in the Information Science Post-Graduation Program (Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação - PPGCI/IBICT/UFRJ). The first, aims to develop user studies based on a Web interactivity experience, where the object of study is the electronic informative <www.clippirata.com.br>. The second on the role of information for environmental education. For this, it aims to demonstrate how the craft paper-recycling workshops can acts as aggregates of information for the production of knowledge. The last project’s goal is the construction of a digital tool for cultural information on the basis of a hypertext structure. The social responsibility of Information Science is the conceptual essence that unites all of these three approaches. The factor that is common among the three projects is the participation of the information users in the development of each one, a basic presupposition in the participant methodology adopted on the researches.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Sonia Burnier (sdesouza@ibict.br) on 2012-05-17T17:40:16Z No. of bitstreams: 1 FREIRECI3132002.pdf: 32228 bytes, checksum: 8e33f3a8ea8f065c5c1adbcb9b847f5f (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2012-05-17T17:40:16Z (GMT). No. of bitstreams: 1 FREIRECI3132002.pdf: 32228 bytes, checksum: 8e33f3a8ea8f065c5c1adbcb9b847f5f (MD5) Previous issue date: 2002en
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherIbictpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEstudos de usuáriospt_BR
dc.subjectEducação ambientalpt_BR
dc.subjectInternetpt_BR
dc.subjectHipertextopt_BR
dc.subjectPesquisa participantept_BR
dc.titleEstudos de usuários: o padrão que une três abordagenspt_BR
dc.title.alternativeUser studies: the pattern that comprises three approachespt_BR
dc.typeArtigopt_BR
Appears in Collections:Artigos em Revistas publicadas no Brasil

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
FREIRECI3132002.pdf31,47 kBAdobe PDFView/Open


This item is protected by original copyright



Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.