Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://ridi.ibict.br/handle/123456789/207
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorTavares, Carla-
dc.creatorFreire, Isa Maria-
dc.date.accessioned2012-05-02T18:11:19Z-
dc.date.available2012-05-02T18:11:19Z-
dc.date.issued2003-
dc.identifier.citationCiência da Informação, Brasília, v. 32, n.2, 2003, p.125-135.pt_BR
dc.identifier.issn1518-8353-
dc.identifier.urihttp://ridi.ibict.br/handle/123456789/207-
dc.description.abstractO presente estudo investiga a assimilação da informação “lugar do lixo é no lixo” por meio da análise de depoimentos textuais e gráficos de três grupos de alunos da 4ª série do ensino fundamental. Para isso, foram utilizadas como base as oficinas de reciclagem artesanal de papel do Projeto Recicloteca da ONG Ecomarapendi, transformadas em agregado de informação e denominadas oficinas experimentais. Esse tipo de abordagem define sua inserção na ciência da informação e sua responsabilidade social na comunicação do conhecimento, tendo sido tecida uma rede conceitual unindo fios da informação e da educação ambiental. Além da constatação da presença de barreiras de comunicação, os resultados da pesquisa apontaram que a informação foi assimilada por número significativo de crianças, revelando a coerência e atualidade dessa pesquisa na problemática dos resíduos Sólidos [lixo]. [en] This study investigates the assimilation of information: "the place for trash is in the trash" through the analysis of reports from three groups of students in the 4th grade of elementary school. Craft workshops of recycled paper of the Projeto Recicloteca of a non-governmental organization - Ecomarapendi - were changed into aggregated information and named as experimental workshops. This type of approach defines its insertion into Information Science and its social responsibility in knowledge communication. A conceptual web has been woven joining threads of information and environmental education. Although there were barriers of communication, the results of the research show that the information was assimilated by a significant number of children, displaying coherence and up-todateness of this research regarding the issue of solid waste - trash.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Sonia Burnier (sdesouza@ibict.br) on 2012-05-02T18:11:19Z No. of bitstreams: 1 FREIRECI3222003.pdf: 127250 bytes, checksum: a4243a2fe13b19150fcacc0b16963f5a (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2012-05-02T18:11:19Z (GMT). No. of bitstreams: 1 FREIRECI3222003.pdf: 127250 bytes, checksum: a4243a2fe13b19150fcacc0b16963f5a (MD5) Previous issue date: 2003en
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherIbictpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectAssimilação da informaçãopt_BR
dc.subjectEstudo de usuáriospt_BR
dc.subjectInformação ambientalpt_BR
dc.subjectLixopt_BR
dc.subjectEducação ambientalpt_BR
dc.subjectOficinas de reciclagem artesanal de papelpt_BR
dc.title“Lugar do lixo é no lixo”: estudo de assimilação da informação*pt_BR
dc.title.alternative“The place for trash is in the trash”: Study of the assimilation of informationpt_BR
dc.typeArtigopt_BR
Aparece nas coleções:Artigos em Revistas publicadas no Brasil

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
FREIRECI3222003.pdf124,27 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais