Please use this identifier to cite or link to this item: http://ridi.ibict.br/handle/123456789/1091
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorRibeiro, Débora Nascentes-
dc.date.accessioned2020-08-20T16:46:01Z-
dc.date.available2020-08-20-
dc.date.available2020-08-20T16:46:01Z-
dc.date.issued2020-03-01-
dc.identifier.urihttp://ridi.ibict.br/handle/123456789/1091-
dc.description.abstractScientific Divulgation in the area of Information Science is considered as a subarea, in addition to being a subject present in its curriculum. However, her contributions to science teaching and teacher training were still unknown to the author. In this sense, the present research was dedicated to research as a contribution of Scientific Divulgation in Science Education in Brazil through Bardin's Content Analysis in Research Lines and Disciplines of Graduate Programs in the Teaching area. As changes occurred in recent years in our research field, it was necessary to define a panorama before carrying out a content analysis itself. Thus, in a sample of the 43 programs analyzed, we identified that only 12 Graduate Programs mentioned Scientific Divulgation, simultaneously, in their Research Lines and Disciplines. Of these, the majority addresses the teaching of Scientific Divulgation in the relationship between Science Education and non-formal education. Regarding the training of teachers, it was found in the analyzed contents the participation of Scientific Divulgation in lines of research and disciplines focused on the process of Teaching-learning and CTS Approach. Regarding the participation of Information Science in the analyzed sample, we observed the presence of a line of research and eight disciplines that address Scientific Divulgation, demonstrating, through this, a proximity of Science Education to Information Science, whose themes addressed are new Information and Communication Technologies, interdisciplinarity in museums, public policies in S&T, democratization of Science, and the use of media as resources for the dissemination of science.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Priscilla Araujo (priscilla@ibict.br) on 2020-08-20T16:46:01Z No. of bitstreams: 1 IBICT_DEBORA NASCENTES RIBEIRO_ MESTRADO_2020_ VERSÃO FINAL.pdf: 1339129 bytes, checksum: d6bb7df548f550e17815a4f1d49b1de3 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2020-08-20T16:46:01Z (GMT). No. of bitstreams: 1 IBICT_DEBORA NASCENTES RIBEIRO_ MESTRADO_2020_ VERSÃO FINAL.pdf: 1339129 bytes, checksum: d6bb7df548f550e17815a4f1d49b1de3 (MD5) Previous issue date: 2020en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherInstituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia/Universidade Federal do Rio de Janeiropt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectCiência da Informaçãopt_BR
dc.subjectDivulgação científicapt_BR
dc.subjectEnsino de ciênciaspt_BR
dc.subjectProgramas de Pós-Graduaçãopt_BR
dc.subjectScientific Divulgationpt_BR
dc.subjectScience Educationpt_BR
dc.subjectInformation Sciencept_BR
dc.subjectGraduate Programspt_BR
dc.titleContribuições da divulgação científica para o ensino de Ciências no Brasil e seu reflexo nos Programas de Pós- Graduação da área 46 da CAPESpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/5501377072628654pt_BR
dc.contributor.advisor1Pinheiro, Lena Vania Ribeiro-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9613980184982976pt_BR
dc.contributor.referee1Schneider, Marco André Feldman-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6589062304969432pt_BR
dc.contributor.referee2Oliveira, Maria de Fátima Alves de-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/3047876834714077pt_BR
dc.description.resumoA Divulgação Científica na área de Ciência da Informação é considerada como subárea, além de ser uma disciplina presente em seu currículo. No entanto, suas contribuições na área de Ensino de Ciências e na formação de professores ainda era desconhecida para autora. Nesse sentido, a presente pesquisa dedicou-se a investigação as contribuições da Divulgação Científica no Ensino de Ciências no Brasil por meio da Análise de Conteúdo de Bardin em Linhas de Pesquisa e Disciplinas dos Programas de Pós-Graduação stricto sensu da área de Ensino. Considerando as mudanças ocorridas nos últimos anos em nosso campo de investigação, foi necessário estabelecer um panorama antes de efetuarmos a análise de conteúdo propriamente dita. Assim, em uma amostra de 43 Programas analisados identificamos que apenas 12 Programas de Pós-Graduação mencionaram a Divulgação Científica, simultaneamente, em suas linhas de pesquisa e disciplinas. Desses a maioria aborda o ensino da Divulgação científica na relação entre o Ensino de Ciências e a educação não-formal. No que tange a formação de professores, foi encontrado nos conteúdos analisados a participação da Divulgação Científica em linhas e disciplinas voltadas ao processo de Ensino-aprendizagem e Abordagem CTS. Já com relação a participação da Ciência da Informação sobre a amostra analisada, observamos a presença de uma linha de pesquisa e oito disciplinas que abordam a Divulgação Científica demonstrando, por meio deste, uma proximidade do Ensino de Ciências com a Ciência da Informação, cujos temas abordados são novas Tecnologias de Informação e Comunicação, interdisciplinaridade em museus, políticas públicas em C&T, democratização da Ciência, e o uso das mídias como recursos de divulgação da ciência.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentESCOLA DE COMUNICAÇÃOpt_BR
dc.publisher.programPROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIA DA INFORMAÇÃOpt_BR
dc.publisher.initialsIBICT/UFRJpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::CIENCIA DA INFORMACAOpt_BR
Appears in Collections:Teses e Dissertações do PPGCI IBICT-UFRJ

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
IBICT_DEBORA NASCENTES RIBEIRO_ MESTRADO_2020_ VERSÃO FINAL.pdf1,31 MBAdobe PDFView/Open


This item is protected by original copyright