Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://ridi.ibict.br/handle/123456789/1091
Tipo: | Dissertação |
Título: | Contribuições da divulgação científica para o ensino de Ciências no Brasil e seu reflexo nos Programas de Pós- Graduação da área 46 da CAPES |
Autor(es): | Ribeiro, Débora Nascentes |
Primeiro orientador: | Pinheiro, Lena Vania Ribeiro |
Membro da banca: | Schneider, Marco André Feldman |
Membro da banca: | Oliveira, Maria de Fátima Alves de |
Resumo: | A Divulgação Científica na área de Ciência da Informação é considerada como subárea, além de ser uma disciplina presente em seu currículo. No entanto, suas contribuições na área de Ensino de Ciências e na formação de professores ainda era desconhecida para autora. Nesse sentido, a presente pesquisa dedicou-se a investigação as contribuições da Divulgação Científica no Ensino de Ciências no Brasil por meio da Análise de Conteúdo de Bardin em Linhas de Pesquisa e Disciplinas dos Programas de Pós-Graduação stricto sensu da área de Ensino. Considerando as mudanças ocorridas nos últimos anos em nosso campo de investigação, foi necessário estabelecer um panorama antes de efetuarmos a análise de conteúdo propriamente dita. Assim, em uma amostra de 43 Programas analisados identificamos que apenas 12 Programas de Pós-Graduação mencionaram a Divulgação Científica, simultaneamente, em suas linhas de pesquisa e disciplinas. Desses a maioria aborda o ensino da Divulgação científica na relação entre o Ensino de Ciências e a educação não-formal. No que tange a formação de professores, foi encontrado nos conteúdos analisados a participação da Divulgação Científica em linhas e disciplinas voltadas ao processo de Ensino-aprendizagem e Abordagem CTS. Já com relação a participação da Ciência da Informação sobre a amostra analisada, observamos a presença de uma linha de pesquisa e oito disciplinas que abordam a Divulgação Científica demonstrando, por meio deste, uma proximidade do Ensino de Ciências com a Ciência da Informação, cujos temas abordados são novas Tecnologias de Informação e Comunicação, interdisciplinaridade em museus, políticas públicas em C&T, democratização da Ciência, e o uso das mídias como recursos de divulgação da ciência. |
Abstract: | Scientific Divulgation in the area of Information Science is considered as a subarea, in addition to being a subject present in its curriculum. However, her contributions to science teaching and teacher training were still unknown to the author. In this sense, the present research was dedicated to research as a contribution of Scientific Divulgation in Science Education in Brazil through Bardin's Content Analysis in Research Lines and Disciplines of Graduate Programs in the Teaching area. As changes occurred in recent years in our research field, it was necessary to define a panorama before carrying out a content analysis itself. Thus, in a sample of the 43 programs analyzed, we identified that only 12 Graduate Programs mentioned Scientific Divulgation, simultaneously, in their Research Lines and Disciplines. Of these, the majority addresses the teaching of Scientific Divulgation in the relationship between Science Education and non-formal education. Regarding the training of teachers, it was found in the analyzed contents the participation of Scientific Divulgation in lines of research and disciplines focused on the process of Teaching-learning and CTS Approach. Regarding the participation of Information Science in the analyzed sample, we observed the presence of a line of research and eight disciplines that address Scientific Divulgation, demonstrating, through this, a proximity of Science Education to Information Science, whose themes addressed are new Information and Communication Technologies, interdisciplinarity in museums, public policies in S&T, democratization of Science, and the use of media as resources for the dissemination of science. |
Palavras-chave: | Ciência da Informação Divulgação científica Ensino de ciências Programas de Pós-Graduação Scientific Divulgation Science Education Information Science Graduate Programs |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::CIENCIA DA INFORMACAO |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia/Universidade Federal do Rio de Janeiro |
Sigla da instituição: | IBICT/UFRJ |
Departamento: | ESCOLA DE COMUNICAÇÃO |
Programa: | PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://ridi.ibict.br/handle/123456789/1091 |
Data do documento: | 1-Mar-2020 |
Aparece nas coleções: | Teses e Dissertações do PPGCI IBICT-UFRJ |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
IBICT_DEBORA NASCENTES RIBEIRO_ MESTRADO_2020_ VERSÃO FINAL.pdf | 1,31 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este arquivo é protegido por direitos autorais |