Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://ridi.ibict.br/handle/123456789/1083
Tipo: Dissertação
Título: Educação em um mundo digital: a utilização de tecnologias web no processo de ensino/aprendizagem
Autor(es): Braga, Tiago Emmanuel Nunes
Primeiro orientador: Costa, José Wilson da
Membro da banca: Gonçalves, Irlen Antônio
Membro da banca: GOUVÊA JÚNIOR, Maury Meirelles
Resumo: O objeto desta pesquisa é descobrir como a Web é utilizada no processo de ensino/aprendizagem em escolas públicas da cidade de Contagem e como ocorre a apropriação das Tecnologias da Informação – TI – pelos alunos e professores. Foi realizado um estudo que priorizou em primeiro momento a pesquisa bibliográfica para identificação de pesquisas na temática de uso da Web na educação. Em seguida buscou-se fazer trabalho de inserção no ambiente escolar com a aplicação de questionário para professores e alunos de duas unidades da Fundação de Ensino de Contagem. Este questionário foi dividido em duas partes, presencial e on-line. Em seguida foram realizadas entrevistas com professores a fim de elucidar quais as principais dificuldades encontradas no processo de utilização da Web para fins pedagógicos. De posse de todos esses dados foram realizadas análises qualitativas que permitiram entender qual é o perfil de alunos e professores em se tratando de utilização da Internet, como esses alunos e professores compreendem o conceito de Web, quais são os serviços mais utilizados e, por fim, como se dá a apropriação desses recursos. Ao fim da pesquisa foi possível obter um retrato da forma como são apropriados os recursos Web 2.0, quais são as aplicações mais utilizadas, os locais que os alunos as utilizam e se já existem experiências pedagógicas atualmente.
Abstract: This research had as objective discovery how is the use of Web in the learning / teaching process in the public schools of Contagem city. It started with a bibliography research which contributed with co-related researches. After that a quiz was applied to teachers and students of two units of Fundação de Ensino de Contagem. This quiz had two parts, one applied in the school another one on-line. Then some teachers were invited to participate of an interview that had a purpose to understand which difficulties they encountered in applying the Web in scholar works. With the data obtained in the research some quantitative and qualitative analyses became possible and the research identified the students and teachers profile, how teachers and students understand Web concept, what are the most common Web services for then and how they use the Web. This research obtained as result the form that Web 2.0 resources are used, what applications are most used, the place students use it and if there are any pedagogical use actually.
Palavras-chave: Web 2.0/Colaborativa
Ensino Médio
Utilização da Web/Internet na Educação
Formas de apropriação da Internet na Educação
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais
Sigla da instituição: CEFETMG
Departamento: Diretoria de Pesquisa e Pós-Graduação
Programa: Programa de Pós-Graduação em Educação Tecnológica - CEFET-MG
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Identificador DOI: T 370.15 B813e
URI: http://ridi.ibict.br/handle/123456789/1083
Data do documento: 2010
Aparece nas coleções:Dissertações de Mestrado

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Dissertação_-_Tiago_Braga.pdf1,82 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais