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dc.creatorMacedo, Valéria-
dc.date.accessioned2020-04-24T18:02:57Z-
dc.date.available2020-04-24-
dc.date.available2020-04-24T18:02:57Z-
dc.date.issued2020-03-26-
dc.identifier.urihttp://ridi.ibict.br/handle/123456789/1061-
dc.description.abstractThis study sought to investigate the phenomenon of companies, led by GAFAs - Google, Apple, Facebook, Amazon -, which represent a new economic and social system emerging in the knowledge society, in the economy of intangibles. The theoretical framework presented the diversity and transversality of this theme in applied social sciences. It used the comparative analysis of financial data released periodically by 32 publicly traded companies, world leaders in various market segments. Data collection was done through the formal reports released by companies to the market available in the open database of the U.S. Securities and Exchange Commission (SEC) and used quali-quantitative methodology in the research procedure. The results point to evidence of the high financial leverage capacity of these companies, leading to a new economic and social cycle through a data-driven gear in the 21st century. The results made it possible to understand the ongoing social and economic transformation that institutionalizes new forms of consumption and work, in addition to new production processes and the generation of value in the economy of intangibles. Human interaction in the digital environment enhances platform capitalism in an era in which relationships take place through algorithms. Considering the limitations of the study, it is highlighted that the analysis of data contained in companies' financial reports can collaborate with exploratory studies of phenomena that involve Information Science.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Priscilla Araujo (priscilla@ibict.br) on 2020-04-24T18:02:57Z No. of bitstreams: 1 TESE_VALERIAMACEDO_IBICTUFRJ2020.pdf: 5319720 bytes, checksum: 5388faab58a909b0226a4c7c070fecad (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2020-04-24T18:02:57Z (GMT). No. of bitstreams: 1 TESE_VALERIAMACEDO_IBICTUFRJ2020.pdf: 5319720 bytes, checksum: 5388faab58a909b0226a4c7c070fecad (MD5) Previous issue date: 2020-03-26en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherInstituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia/Universidade Federal do Rio de Janeiropt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectCiência da Informaçãopt_BR
dc.subjectEconomia dos Intangíveispt_BR
dc.subjectPlataformapt_BR
dc.subjectAlgoritmopt_BR
dc.subjectExternalidadespt_BR
dc.subjectIntangible Economypt_BR
dc.subjectPlatformpt_BR
dc.subjectInformation Sciencept_BR
dc.subjectAlgorithmpt_BR
dc.subjectExternalitiespt_BR
dc.titleEconomia dos intangíveis e empresas: externalidades, algoritmos e plataformaspt_BR
dc.typeTesept_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/8986569463217471pt_BR
dc.contributor.advisor1Cavalcanti, Marcos do Couto Bezerra-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3565629573688410pt_BR
dc.contributor.advisor-co1Cocco, Giuseppe Mário-
dc.contributor.advisor-co1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5331547205905799pt_BR
dc.contributor.referee1Gouveia, Fabio Castro-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0733908324235348pt_BR
dc.contributor.referee2Fialho, Joaquim Manuel Rocha-
dc.contributor.referee3Tarin, Bruno-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/3841858347764938pt_BR
dc.contributor.referee4Cunha, Patrícia Helena-
dc.contributor.referee4Latteshttp://lattes.cnpq.br/3691083223044652pt_BR
dc.contributor.referee5Santos, José Carlos de Souza-
dc.contributor.referee5LattesJosé Carlos de Souzapt_BR
dc.description.resumoEste estudo buscou investigar o fenômeno das empresas, lideradas pelas GAFAs – Google, Apple, Facebook, Amazon –, que representam um novo sistema econômico e social emergente na sociedade do conhecimento, na economia dos intangíveis. O referencial teórico apresentou a diversidade e transversalidade deste tema nas ciências sociais aplicadas. Utilizou-se da análise comparativa de dados financeiros divulgados periodicamente pelas 32 empresas de capital aberto, líderes mundiais de vários segmentos de mercado. A coleta dos dados foi feita por meio dos relatórios formais divulgados pelas empresas ao mercado disponíveis na base de dados aberto da U.S. Securities and Exchange Commission (SEC), e utilizou metodologia qualiquantitativa no procedimento de pesquisa. Os resultados apontam evidências na capacidade de alta alavancagem financeira destas empresas derivando para um novo ciclo econômico e social por meio de uma engrenagem movida a dados no século XXI. Os resultados possibilitaram a compreensão da transformação social e econômica em andamento que institucionaliza novas formas de consumo e trabalho, além de novos processos de produção e geração de valor na economia dos intangíveis. A interação humana no ambiente digital potencializa o capitalismo de plataforma em uma era em que as relações se dão por meio dos algoritmos. Considerando as limitações do estudo, destaca-se que a análise de dados contidos em relatórios financeiros das empresas pode colaborar com estudos exploratórios de fenômenos que envolvem a Ciência da Informação.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentESCOLA DE COMUNICAÇÃOpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Ciência da Informaçãopt_BR
dc.publisher.initialsIBICT/UFRJpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::CIENCIA DA INFORMACAOpt_BR
Appears in Collections:Teses e Dissertações do PPGCI IBICT-UFRJ

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