Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://ridi.ibict.br/handle/123456789/1061
metadata.dc.type: Tese
Título : Economia dos intangíveis e empresas: externalidades, algoritmos e plataformas
metadata.dc.creator: Macedo, Valéria
metadata.dc.contributor.advisor1: Cavalcanti, Marcos do Couto Bezerra
metadata.dc.contributor.advisor-co1: Cocco, Giuseppe Mário
metadata.dc.contributor.referee1: Gouveia, Fabio Castro
metadata.dc.contributor.referee2: Fialho, Joaquim Manuel Rocha
metadata.dc.contributor.referee3: Tarin, Bruno
metadata.dc.contributor.referee4: Cunha, Patrícia Helena
metadata.dc.contributor.referee5: Santos, José Carlos de Souza
metadata.dc.description.resumo: Este estudo buscou investigar o fenômeno das empresas, lideradas pelas GAFAs – Google, Apple, Facebook, Amazon –, que representam um novo sistema econômico e social emergente na sociedade do conhecimento, na economia dos intangíveis. O referencial teórico apresentou a diversidade e transversalidade deste tema nas ciências sociais aplicadas. Utilizou-se da análise comparativa de dados financeiros divulgados periodicamente pelas 32 empresas de capital aberto, líderes mundiais de vários segmentos de mercado. A coleta dos dados foi feita por meio dos relatórios formais divulgados pelas empresas ao mercado disponíveis na base de dados aberto da U.S. Securities and Exchange Commission (SEC), e utilizou metodologia qualiquantitativa no procedimento de pesquisa. Os resultados apontam evidências na capacidade de alta alavancagem financeira destas empresas derivando para um novo ciclo econômico e social por meio de uma engrenagem movida a dados no século XXI. Os resultados possibilitaram a compreensão da transformação social e econômica em andamento que institucionaliza novas formas de consumo e trabalho, além de novos processos de produção e geração de valor na economia dos intangíveis. A interação humana no ambiente digital potencializa o capitalismo de plataforma em uma era em que as relações se dão por meio dos algoritmos. Considerando as limitações do estudo, destaca-se que a análise de dados contidos em relatórios financeiros das empresas pode colaborar com estudos exploratórios de fenômenos que envolvem a Ciência da Informação.
Resumen : This study sought to investigate the phenomenon of companies, led by GAFAs - Google, Apple, Facebook, Amazon -, which represent a new economic and social system emerging in the knowledge society, in the economy of intangibles. The theoretical framework presented the diversity and transversality of this theme in applied social sciences. It used the comparative analysis of financial data released periodically by 32 publicly traded companies, world leaders in various market segments. Data collection was done through the formal reports released by companies to the market available in the open database of the U.S. Securities and Exchange Commission (SEC) and used quali-quantitative methodology in the research procedure. The results point to evidence of the high financial leverage capacity of these companies, leading to a new economic and social cycle through a data-driven gear in the 21st century. The results made it possible to understand the ongoing social and economic transformation that institutionalizes new forms of consumption and work, in addition to new production processes and the generation of value in the economy of intangibles. Human interaction in the digital environment enhances platform capitalism in an era in which relationships take place through algorithms. Considering the limitations of the study, it is highlighted that the analysis of data contained in companies' financial reports can collaborate with exploratory studies of phenomena that involve Information Science.
Palabras clave : Ciência da Informação
Economia dos Intangíveis
Plataforma
Algoritmo
Externalidades
Intangible Economy
Platform
Information Science
Algorithm
Externalities
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::CIENCIA DA INFORMACAO
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Editorial : Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia/Universidade Federal do Rio de Janeiro
metadata.dc.publisher.initials: IBICT/UFRJ
metadata.dc.publisher.department: ESCOLA DE COMUNICAÇÃO
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI : http://ridi.ibict.br/handle/123456789/1061
Fecha de publicación : 26-mar-2020
Aparece en las colecciones: Teses e Dissertações do PPGCI IBICT-UFRJ

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
TESE_VALERIAMACEDO_IBICTUFRJ2020.pdf5,2 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este ítem está protegido por copyright original