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dc.creatorGranja, Daniela Rangel-
dc.date.accessioned2020-04-17T23:04:03Z-
dc.date.available2020-04-17-
dc.date.available2020-04-17T23:04:03Z-
dc.date.issued2015-09-03-
dc.identifier.urihttp://ridi.ibict.br/handle/123456789/1056-
dc.description.abstractAnalyzes the development of the industrial capital cycle to the informational capital cycle, within the field Political Economy of Information, Communication and Culture. Examines the peculiarities of use value in the video game industry and trends in the virtual direction of consumption, audience measurement, fortification of information–capital, favoring the current scenario of unpaid work and the consolidation of the information value. Briefly scrutinizes the historical, technological and economic development of the video games consoles/TV, since the establishment of its marketing. Includes the informational interactions between corporations this industry involved and their users, resulting from the convergence culture. It concludes with the presenting of technological and informational structures of video game consoles, aiming to ascertain the incidence of walled gardens, thereby confirming the evolution of the information value and the surplus-value 2.0, in the Information Society. Keywords:pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Priscilla Araujo (priscilla@ibict.br) on 2020-04-17T23:04:00Z No. of bitstreams: 1 DISSERTAÇÃODanielaRangelGranja.pdf: 7828067 bytes, checksum: 3ecbecb5505037cca45460f2ec53f4ea (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2020-04-17T23:04:03Z (GMT). No. of bitstreams: 1 DISSERTAÇÃODanielaRangelGranja.pdf: 7828067 bytes, checksum: 3ecbecb5505037cca45460f2ec53f4ea (MD5) Previous issue date: 2015-09-03en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherInstituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia/Universidade Federal do Rio de Janeiropt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectCiência da Informaçãopt_BR
dc.subjectJogos eletrônicos–indústriapt_BR
dc.subjectValor da informaçãopt_BR
dc.subjectCapital-informaçãopt_BR
dc.subjectMais-valia 2.0pt_BR
dc.subjectJardins Muradospt_BR
dc.subjectVideo Games–industrypt_BR
dc.subjectInformation valuept_BR
dc.subjectInformation–capitalpt_BR
dc.subjectSurplus-value 2.0pt_BR
dc.subjectWalled gardenspt_BR
dc.titleIndústria dos jogos eletrônicos: a evolução do valor da informação e a mais-valia 2.0pt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/6823119011366618pt_BR
dc.contributor.advisor1Loureiro, Marcos Dantas-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8920113816573321pt_BR
dc.contributor.referee1Albagli, Sarita-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8946328562221916pt_BR
dc.contributor.referee2Tigre, Paulo Bastos-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/4463491768068518pt_BR
dc.description.resumoAnalisa o desenvolvimento do ciclo do capital industrial ao ciclo do capital informacional, dentro do campo da Economia Política da Informação, Comunicação e Cultura. Examina as peculiaridades do valor de uso na indústria dos videogames e as tendências no direcionamento virtual do consumo, mensuração da audiência, fortificação do capital-informação, o atual cenário de favorecimento do trabalho não remunerado e a consolidação do valor da informação. Averigua brevemente o desenvolvimento histórico, tecnológico e econômico dos consoles/TV de jogos eletrônicos, a datar do estabelecimento da sua comercialização. Contempla as interações informacionais entre as corporações envolvidas nesta indústria e os seus usuários, resultantes da cultura da convergência. Conclui apresentando a apreciação das estruturas tecnológicas e informacionais dos consoles de videogames, tendo por objetivo averiguar a incidência dos jardins murados, confirmando, com isso, a evolução do valor da informação e a mais-valia 2.0, na Sociedade da Informação.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentESCOLA DE COMUNICAÇÃOpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Ciência da Informaçãopt_BR
dc.publisher.initialsIBICT/UFRJpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::CIENCIA DA INFORMACAOpt_BR
Appears in Collections:Teses e Dissertações do PPGCI IBICT-UFRJ

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