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metadata.dc.type: Dissertação
Title: Conexão informacional entre as campanhas eleitorais: análise de estratégias e postagens no Facebook
metadata.dc.creator: Carvalho, Priscila Ramos
metadata.dc.contributor.advisor1: Schneider, Marco André Feldman
metadata.dc.contributor.advisor-co1: Sousa, Paulo Castro de
metadata.dc.contributor.referee1: Pimenta, Ricardo Medeiros
metadata.dc.contributor.referee2: Bastos, Pablo Nabarrete
metadata.dc.description.resumo: Existiram conexões informacionais entre as campanhas eleitorais à presidência brasileira de 2018 e americana de 2016? Essa foi a pergunta central que orientou a pesquisa, realizada através da análise das estratégias políticas e dos conteúdos postados nas redes sociais online dos candidatos vitoriosos dos dois países. Para alcançar os objetivos foram utilizadas quatro metodologias: a Análise de Conteúdo e Análise de Discurso do conteúdo das postagens realizadas nas páginas oficiais durante os respectivos períodos de corrida eleitoral, mediante o suporte de ferramenta advinda do campo das Humanidades Digitais para análise textual, chamada IRaMuTeQ (Interface de R pour les Analyses Multidimensionnelles de Textes et de Questionnaires); mais as metodologias Documental e Bibliográfica na construção do arcabouço teórico para discussão sobre as possíveis semelhanças entre os candidatos, o crescimento do populismo e o uso de algoritmos como estratégia de marketing eleitoral, no que se refere às questões de táticas de desinformação, big data e redes sociais, tendo como ponto de reflexão as implicações éticas e democráticas diante de um novo regime de informação permeado por instrumentos tecnológicos e relações de poder altamente assimétricas. O estudo também realizou um plano de gestão de dados visando a disponibilização dos resultados brutos de pesquisa na comunidade do Laboratório em Rede de Humanidades Digitais no repositório digital Zenodo, seguindo os princípios FAIR (Findable, Accessible, Interoperable, Reusable), como estímulo às práticas de Ciência Aberta e para que outros pesquisadores possam fazer novas perguntas e análises.
Abstract: Were there informational connections between the election campaigns for the Brazilian presidency in 2018 and the American one in 2016? This was the central question that guided the research, carried out through the analysis of the political strategies and the content posted on the online social networks of the winning candidates from both countries. In order to achieve the objectives, four methodologies were used: content and discourse analysis of the interactions carried out on the official pages during the respective electoral race periods, through the support of a tool coming from the digital humanities field for textual analysis called IRaMuTeQ (Interface de R pour les Analyses Multidimensionnelles de Textes et de Questionnaires); as well documentary and bibliographic research methodologies to build the theoretical framework for discussion of possible similarities among candidates, the growth of populism and algorithms as an electoral marketing strategy with regard to disinformation tactics, big data and social networks; besides having as a reflection point the ethical and democratic implications facing a new information regime permeated by technological instruments and asymmetric power relations. In addition, the study envisaged the research data management plan for making research data available in community of Laboratório em Rede de Humanidades Digitais in Zenodo repository, based on FAIR principles (Findable, Accessible, Interoperable, Reusable) and Open Science practices for other researchers keep asking and analyzing.
Keywords: Ciência da Informação
Campanha eleitoral
Big data
Redes sociais
IRaMuTeQ
Desinformação
Electoral campaign
Social networks
Misinformation
Information Science
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::CIENCIA DA INFORMACAO
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia/Universidade Federal do Rio de Janeiro
metadata.dc.publisher.initials: IBICT/UFRJ
metadata.dc.publisher.department: ESCOLA DE COMUNICAÇÃO
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI: http://ridi.ibict.br/handle/123456789/1055
Issue Date: 4-Feb-2020
Appears in Collections:Teses e Dissertações do PPGCI IBICT-UFRJ

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