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dc.creatorAraujo, Deborah Abreu de-
dc.date.accessioned2019-09-19T16:26:57Z-
dc.date.available2019-09-17-
dc.date.available2019-09-19T16:26:57Z-
dc.date.issued2018-04-04-
dc.identifier.urihttp://ridi.ibict.br/handle/123456789/1033-
dc.description.abstractThe proposal is the study of initiatives created to increase the female participation and representation in courses e job market of Computer Science, which demands more and more qualified work force. This paper bases itself in empirical evidences and theories about gender issues related to social cultural constructions, as we see in Simone de Beauvoir and Pierre Bourdieu, criation of estereotypes, in Golnessa Galyani Moghaddam and Nathan Esmenger, and interaction with Information and Communication Technologies, in Natasha Primo. It was also collected historical informations about women that had indispensable participation in the development of computer programming, and data about initiatives, on-line and physical, created in the last decades to teach and motivate girls and women to learn how to code. It’s worth to point the collaboration and recognition of “we” women, values presente in these organizations and communities. Futher more, it was carried out interviews with women representing some of the initiatives, to analyze the diversity of perspectives and motivations in order to increase the female representation in computer coding.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Priscilla Araujo (priscilla@ibict.br) on 2019-09-19T16:26:56Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) DISSERTAÇÃO_VERSÃO FINAL_08-03-2019.pdf: 1090042 bytes, checksum: 885dc14ac065f87ba2cf8bbbb78e33ea (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2019-09-19T16:26:57Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) DISSERTAÇÃO_VERSÃO FINAL_08-03-2019.pdf: 1090042 bytes, checksum: 885dc14ac065f87ba2cf8bbbb78e33ea (MD5) Previous issue date: 2018-04-04en
dc.description.sponsorshipConselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológicopt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherInstituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia/Universidade Federal do Rio de Janeiropt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectCiência da informaçãopt_BR
dc.subjectComputaçãopt_BR
dc.subjectEmpoderamentopt_BR
dc.subjectMulherespt_BR
dc.subjectRepresentatividadept_BR
dc.subjectComputer Codingpt_BR
dc.subjectEmpowermentpt_BR
dc.subjectInformation Sciencept_BR
dc.subjectRepresentationpt_BR
dc.subjectWomenpt_BR
dc.titleHerdeiras de Ada Lovelace: iniciativas para fomentar a participação feminina na computação no Brasil e no mundopt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/4298472182827521pt_BR
dc.contributor.advisor1Olinto, Gilda-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9123225715599547pt_BR
dc.contributor.referee1Pimenta, Ricardo Medeiros-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0416440515458304pt_BR
dc.contributor.referee2Costa, Cristiane Henriques-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/8352428563251145pt_BR
dc.contributor.referee3Natansohn, Leonor Graciela-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/2953531382617670pt_BR
dc.description.resumoA proposta é o estudo de iniciativas criadas para fomentar a participação e representação feminina nos cursos e mercado de trabalho da Ciência da Computação, que demanda cada vez mais mão-de-obra qualificada. Este trabalho tem como base evidências empíricas e teorias que abordam a questão de gênero no que se refere às construções de relações sócio culturais, como as de Simone de Beauvoir e Pierre Bourdieu, criação de estereótipos, como Golnessa Galyani Moghaddam e Nathan Esmenger, e interação com as Tecnologias da Informação e Comunicação, como Natasha Primo. Também foram coletadas informações históricas sobre mulheres que tiveram participação indispensável no desenvolvimento da programação para computadores e dados sobre iniciativas, tanto on-line quanto presenciais, criadas nas últimas décadas para ensinar e incentivar meninas e mulheres a aprender a programar. Vale ressaltar os valores de colaboração e reconhecimento de “nós” mulheres presentes nessas organizações e comunidades. Além disso, foram realizadas entrevistas com representantes de algumas das iniciativas para analisar a diversidade de perspectivas e motivações para aumentar a participação feminina na área da programação.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentEscola de Comunicaçãopt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Ciência da Informaçãopt_BR
dc.publisher.initialsIBICT/UFRJpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::CIENCIA DA INFORMACAOpt_BR
Appears in Collections:Teses e Dissertações do PPGCI IBICT-UFRJ

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