Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://ridi.ibict.br/handle/123456789/1033
Tipo: Dissertação
Título: Herdeiras de Ada Lovelace: iniciativas para fomentar a participação feminina na computação no Brasil e no mundo
Autor(es): Araujo, Deborah Abreu de
Primeiro orientador: Olinto, Gilda
Membro da banca: Pimenta, Ricardo Medeiros
Membro da banca: Costa, Cristiane Henriques
Membro da banca: Natansohn, Leonor Graciela
Resumo: A proposta é o estudo de iniciativas criadas para fomentar a participação e representação feminina nos cursos e mercado de trabalho da Ciência da Computação, que demanda cada vez mais mão-de-obra qualificada. Este trabalho tem como base evidências empíricas e teorias que abordam a questão de gênero no que se refere às construções de relações sócio culturais, como as de Simone de Beauvoir e Pierre Bourdieu, criação de estereótipos, como Golnessa Galyani Moghaddam e Nathan Esmenger, e interação com as Tecnologias da Informação e Comunicação, como Natasha Primo. Também foram coletadas informações históricas sobre mulheres que tiveram participação indispensável no desenvolvimento da programação para computadores e dados sobre iniciativas, tanto on-line quanto presenciais, criadas nas últimas décadas para ensinar e incentivar meninas e mulheres a aprender a programar. Vale ressaltar os valores de colaboração e reconhecimento de “nós” mulheres presentes nessas organizações e comunidades. Além disso, foram realizadas entrevistas com representantes de algumas das iniciativas para analisar a diversidade de perspectivas e motivações para aumentar a participação feminina na área da programação.
Abstract: The proposal is the study of initiatives created to increase the female participation and representation in courses e job market of Computer Science, which demands more and more qualified work force. This paper bases itself in empirical evidences and theories about gender issues related to social cultural constructions, as we see in Simone de Beauvoir and Pierre Bourdieu, criation of estereotypes, in Golnessa Galyani Moghaddam and Nathan Esmenger, and interaction with Information and Communication Technologies, in Natasha Primo. It was also collected historical informations about women that had indispensable participation in the development of computer programming, and data about initiatives, on-line and physical, created in the last decades to teach and motivate girls and women to learn how to code. It’s worth to point the collaboration and recognition of “we” women, values presente in these organizations and communities. Futher more, it was carried out interviews with women representing some of the initiatives, to analyze the diversity of perspectives and motivations in order to increase the female representation in computer coding.
Palavras-chave: Ciência da informação
Computação
Empoderamento
Mulheres
Representatividade
Computer Coding
Empowerment
Information Science
Representation
Women
CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::CIENCIA DA INFORMACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia/Universidade Federal do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: IBICT/UFRJ
Departamento: Escola de Comunicação
Programa: Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://ridi.ibict.br/handle/123456789/1033
Data do documento: 4-Abr-2018
Aparece nas coleções:Teses e Dissertações do PPGCI IBICT-UFRJ

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