Please use this identifier to cite or link to this item: http://ridi.ibict.br/handle/123456789/1010
metadata.dc.type: Dissertação
Title: Recursos educacionais abertos: desafios das Bibliotecas de Saúde para a competência informacional e midiática
metadata.dc.creator: Araujo, Luciana Danielli de
metadata.dc.contributor.advisor1: Biolchini, Jorge Calmon de Almeida
metadata.dc.contributor.referee1: Souza, Rosali Fernandez de
metadata.dc.contributor.referee2: Elias Júnior, Alberto Calil
metadata.dc.description.resumo: Aborda a relevante conexão entre a informação e a educação aberta no âmbito dos Programas Educativos e de Competência informacional para usuários, na promoção e ampliação do uso das fontes e recursos informacionais oferecidos em bibliotecas de saúde. Aponta as relações entre a competência informacional e midiática com os recursos educacionais abertos (REAs) como critério teórico-metodológico para a produção dos REAs como uma competência infocomunicacional e de educação ao longo da vida. Busca-se identificar a produção e uso do recurso, objetivando ampliar os programas e tutoriais para a educação dos seus usuários nas bibliotecas de saúde, que atendam aos programas de pós-graduação em saúde coletiva, com notas 7 a 5 pela avaliação da CAPES. Neste cenário, apoiado pelos programas educativos recorre-se à construção por parte dos profissionais de informação, docentes e usuários, a contribuição na adesão dos REAs na formação permanente em saúde mediante aos tutoriais, programas, oficinas e workshops, bem como os cursos de acesso em C & T em saúde.
Abstract: This work presents the relevant connection between information and open education in Educational Programs and/or information competence for users in the promotion and enlargement on the use of sources and informational resources offered by health libraries. The present dissertation indicates the relations between informational and media competence with the open educational resources (OER) as a theorymethodological criteria for the production of OER as an infocommunicational and educational literacy throughout life. It aimed at the identification of the production and use of the resource with the objective of expanding the programs and tutorials for the education of users in health libraries, which serve programs of post-graduation in collective health, with grades from 7 to 5 in the evaluation of CAPES. In this scenario, aided by educational programs it is important that the adherence of OER in the permanent formation in health through tutorials, programs and workshops as well as courses in C & T in health be built on the part of information professionals, professors and users.
Keywords: Ciência da informação
Recursos educacionais abertos
Competência informacional e midiática
Competências infocomunicacionais
Acesso à informação em Saúde
Educação permanente em Saúde
Open educational resources
Media and information literacy
Infocommunicational literacy
Access to Health Information
Permanent education in Health
Information Science
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::CIENCIA DA INFORMACAO
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia/Universidade Federal do Rio de Janeiro
metadata.dc.publisher.initials: IBICT/UFRJ
metadata.dc.publisher.department: Escola de Comunicação
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI: http://ridi.ibict.br/handle/123456789/1010
Issue Date: 23-Nov-2018
Appears in Collections:Teses e Dissertações do PPGCI IBICT-UFRJ

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Dissertação final_Luciana_Danielli_20.03.2019.pdf2,19 MBAdobe PDFView/Open


This item is protected by original copyright