Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://ridi.ibict.br/handle/123456789/988
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dc.creatorLima, Clóvis Ricardo Montenegro de-
dc.date.accessioned2018-12-17T19:53:51Z-
dc.date.available2018-12-17-
dc.date.available2018-12-17T19:53:51Z-
dc.date.issued2015-09-
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dc.description.abstractxxxpt_BR
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dc.languageporpt_BR
dc.publisherInsitituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologiapt_BR
dc.relation.ispartofColóquio Habermaspt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectHabermaspt_BR
dc.subjectcolóquiospt_BR
dc.subjectfilosofia da informaçãopt_BR
dc.subjectLimitespt_BR
dc.subjectLiberdade comunicativapt_BR
dc.titleOs limites para a liberdade comunicativapt_BR
dc.typeTrabalho apresentado em eventopt_BR
dc.description.resumoO Colóquio Habermas vem sendo realizado anualmente e tem se constituído em um espaço privilegiado de debate de ideias daqueles que buscam ir além do comunitarismo republicano vulgar e do liberalismo fora de lugar, tendo por principal referência a obra do filosofo alemão Jurgen Habermas. Este autor é não apenas um dos maiores pensadores vivos, mas um grande humanista que intervém na história do seu tempo como mostram seus artigos recentes sobre a crise dos imigrantes na Europa. A partir de 2014 o Colóquio Habermas passou a ter simultaneamente um pequeno Colóquio de Filosofia da Informação, que reúne os interessados nesta área emergente do pensamento interdisciplinar. Este Colóquio buscar responder uma demanda daqueles que estudam Filosofia e Ciência da Informação com diversos focos, particularmente da Epistemologia, da Ética e da Política. Neste caso o Colóquio está aberto a outras abordagens filosóficas. O grande tema orientador dos Colóquios de 2015 foi “Os limites para a liberdade comunicativa?”. Esta questão foi originalmente motivada pelo terror em Paris, mas foi rapidamente atualizada para os brasileiros por uma questão mais próxima do seu cotidiano: a forte campanha feita pelos meios de comunicação contra o governo eleito de modo democrático. Isto torna mais importante diferenciar o conceito de liberdade comunicativa. O ano de 2015 teve como um de seus marcos iniciais a tragédia do assassinato de 12 jornalistas do Charlie Hebdo. Várias pessoas em muitos quadrantes do mundo se uniram em defesa da liberdade de expressão, ainda que em muitos casos com a consciência crítica da necessidade de uma ética na construção de tal liberdade, sem espaço para a disseminação de ódios ou intolerâncias. Liberdade comunicativa não é liberdade de expressão. Não se trata da capacidade de poder usar o discurso, mas da capacidade deliberativa diante do discurso, de poder dizer sim ou não, na interação discursiva intersubjetiva que ergue pretensões de validade. Como chama atenção Siebeneichler (2014), a liberdade comunicativa está imbrincada em nossa capacidade de autoria responsável, sendo fundamental para a radicalização da democracia. A liberdade comunicativa não é uma condição metafísica, senão uma atitude do falante diante das circunstâncias, sendo ele mesmo, o falante, em relação a outro(s) falante(s) quem delibera sobre a razoabilidade das pretensões de validade erguidas em determinado discurso.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.initialsIBICTpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::CIENCIA DA INFORMACAOpt_BR
dc.citation.issue10., Rio de Janeiropt_BR
Aparece nas coleções:Trabalhos apresentados em Congresso no Brasil

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