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dc.creatorHatschbach, Maria Helena de Lima-
dc.date.accessioned2017-01-31T15:56:11Z-
dc.date.available2017-01-31-
dc.date.available2017-01-31T15:56:11Z-
dc.date.issued2009-10-
dc.identifier.urihttp://ridi.ibict.br/handle/123456789/915-
dc.description.abstractThis research is about information literacy in higher education, taking Tourism as study field. In so doing it points out to the several interfaces that exist between Tourism and Information Science. The development of Tourism is associated with the increase in use of new information and communication technologies and with the corresponding need of information competent human resources. An analysis of the Brazilian Tourism sector and an overview of higher education in the field are presented in this study. The development of information literacy studies internationally, in Latin America and especially in Brazil is also considered here, with a thorough review of Brazilian studies from 2001, when the first articles are written in Information Science Journals. The empirical study involves an Information Literacy online test applied to the undergraduate students of Tourism of the Universidade Federal Fluminense (UFF), in Rio de Janeiro. The Research Readiness Self- Assessment (RRSA), developed at the Central Michigan University, was translated and adapted to the Brazilian environment. Data analyses of the 48 questions included indicate, among other factors, that Brazilian students show a satisfactory comprehension of some dimensions of information literacy but also reveal that some specific aspects should be improved. Deficiencies in Information literacy can compromise the perspective of Brazilian professionals in the Information society and suggest that a special attention need to given to these needs by higher education professionals and institutions.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Priscilla Araujo (priscilla@ibict.br) on 2017-01-31T15:56:08Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) HATSCHBACH-tese-out2009.pdf: 839048 bytes, checksum: fbd15ce4bb2827c740fc42d45ce27e70 (MD5)en
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dc.languageporpt_BR
dc.publisherInsitituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectCiência da Informaçãopt_BR
dc.subjectCompetência em Informaçãopt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.subjectTurismopt_BR
dc.subjectAvaliaçãopt_BR
dc.subjectInformation Sciencept_BR
dc.subjectInformation Literacypt_BR
dc.subjectEducationpt_BR
dc.subjectTourismpt_BR
dc.subjectAssessmentpt_BR
dc.titleA competência em informação de estudantes de graduação em Turismo: um estudo de caso no Brasilpt_BR
dc.typeTesept_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/8630525135760144pt_BR
dc.contributor.advisor1Olinto, Gilda-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9123225715599547pt_BR
dc.contributor.referee1Pinheiro, Lena Vania Ribeiro-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9613980184982976pt_BR
dc.contributor.referee2Diniz, Cládice-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/5264867259795382pt_BR
dc.contributor.referee3Weitzel, Simone da Rocha-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/9686940788640111pt_BR
dc.contributor.referee4Marcondes, Carlos Henrique-
dc.contributor.referee4Latteshttp://lattes.cnpq.br/6126712875843734pt_BR
dc.description.resumoEsta pesquisa é sobre Competência em Informação na educação superior no Brasil, tomando como campo de estudo os estudantes de graduação em Turismo. Aponta, assim, para as inúmeras interfaces que existem entre o Turismo e a Ciência da Informação. O Turismo traz associado ao seu processo de crescimento e transformação o uso das novas tecnologias de comunicação e informação e a consequente necessidade de formação de recursos humanos competentes e especializados no uso da informação. Neste sentido, aborda-se o setor do turismo brasileiro e realiza-se um panorama do ensino universitário na área. Este trabalho também apresenta a evolução temática dos estudos sobre Competência em Informação, internacionalmente, e em especial sua representatividade na América Latina. Focaliza o desenvolvimento dessa área no Brasil, a partir de 2001, ano em que surgiram os primeiros artigos científicos de autores brasileiros sobre o tema. O estudo empírico realizado envolveu a aplicação de um teste online de Competência em Informação, com o uso do Research Readiness Self-Assessment – RRSA, desenvolvido na Central Michigan University, nos EUA. O teste foi traduzido, adaptado e, contendo 48 questões, foi aplicado aos alunos do Curso de Graduação em Turismo da Universidade Federal Fluminense - UFF, Rio de Janeiro. A análise dos dados demonstra, dentre outros aspectos, compreensão satisfatória dos alunos em algumas dimensões da Competência em Informação, mas revela que aspectos precisam ser melhorados. Essas deficiências podem comprometer a adequada inserção dos profissionais brasileiros na sociedade da informação e requerem atenção por parte das instituições e profissionais responsáveis pelo ensino superior no país.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentInstituto de Arte e Comunicação Socialpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Ciência da Informaçãopt_BR
dc.publisher.initialsIBICT/UFFpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::CIENCIA DA INFORMACAOpt_BR
Appears in Collections:Teses e Dissertações do PPGCI IBICT-UFF

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