Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://ridi.ibict.br/handle/123456789/89
Tipo: Trabalho apresentado em evento
Título: Organização conceitual do domínio de instrumentos musicais com base na teoria do conhecimento
Autor(es): Ballesté, Adriana Olinto
Abstract: Apresentamos uma proposta para a organização conceitual de instrumentos musicais de cordas dedilhadas usando a Teoria do Conceito definida por Dahlberg (1978a, 1978b) e metodologias de elaboração de tesauros (Lancaster, 1985; Lopéz-Huertas, 1997; Gomes, 1996; Dodebei, 2002). Discutimos as bases teóricas para a delimitação do domínio, apresentamos as fontes utilizadas para a pesquisa terminológica, descrevemos o processo de organização conceitual e introduzimos uma proposta de ficha terminológica específica para o domínio de instrumentos musicais de cordas dedilhadas. Consideramos ter dado os primeiros passos para a efetiva organização do domínio.
[en]For the conceptual organization of musical instruments a proposal is presented according to Dahlberg’s Concept Theory and thesaurus construction. Delimitation of domain is discussed and a specific terminological data entry form for musical instruments is proposed. First steps for an effective domain organization are taken.
Palavras-chave: Teoria de conceitos
Instrumentos musicais
Editor: ANCIB ; Unb. PPGCI
Citação: In: ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISA EM CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO, 12, 23 -26 out. 2011, Brasília. Anais do XII ENANCIB. 2011. p.679-695
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/123456789/89
Data do documento: 2011
Aparece nas coleções:Trabalhos apresentados em Congresso no Brasil

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
AdrianaEnancib2011b.pdf735,3 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.