Please use this identifier to cite or link to this item: http://ridi.ibict.br/handle/123456789/839
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorGuerra, Claudia Bucceroni-
dc.date.accessioned2016-06-23T19:39:20Z-
dc.date.available2016-06-22-
dc.date.available2016-06-23T19:39:20Z-
dc.date.issued2013-03-28-
dc.identifier.urihttp://ridi.ibict.br/handle/123456789/839-
dc.description.abstractResearch with the main goal to formulate a concept for digital photographic information, under the theoretical bases of concepts and studies of document and information within Information Science. Both the analogical and the digital photograph are analyzed from its origin, technical and technological evolution, and also its historicity, considering the intrinsic and extrinsic attributes of photographs. Debates about both types of images are also theoretical support for the research, as well as its broad application range, from scholarly research to home use. Visual perception related to the Arts and Aesthetics, especially in what regards semantic information and information in the Arts, besides the objective paradigm and the peircean signs theory are subjects of thorough exploration. The construction of a conception for digital photographic information is supported by the differential between analogic photography and digital photography, related to the image capture, aesthetic accuracy, manipulations of image, and protocols that aim towards semantic and aesthetics content of the digital photographic image.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Priscilla Araujo (priscilla@ibict.br) on 2016-06-23T19:39:19Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) Claudia Bucceroni Guerra - Doutorado - 2013.pdf: 2441445 bytes, checksum: 82bcd296a68442b8ca859ea6e0dc3e1a (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2016-06-23T19:39:20Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) Claudia Bucceroni Guerra - Doutorado - 2013.pdf: 2441445 bytes, checksum: 82bcd296a68442b8ca859ea6e0dc3e1a (MD5) Previous issue date: 2013-03-28en
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superiorpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherInstituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia/Universidade Federal do Rio de Janeiropt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectInformação Fotográfica Digitalpt_BR
dc.subjectInformaçãopt_BR
dc.subjectDocumentopt_BR
dc.subjectCiência da Informaçãopt_BR
dc.subjectFotografia Analógicapt_BR
dc.subjectFotografia Digitalpt_BR
dc.subjectDigital Photographic Informationpt_BR
dc.subjectInformationpt_BR
dc.subjectDocumentpt_BR
dc.subjectInformation Sciencept_BR
dc.subjectAnalogic Photographypt_BR
dc.subjectDigital Photographypt_BR
dc.titleFlutuações conceituais, percepções visuais e suas repercussões na representação informacional e documental da fotografia para formulação do conceito de Informação fotográfica digitalpt_BR
dc.typeTesept_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/3337477406324757pt_BR
dc.contributor.advisor1Pinheiro, Lena Vania Ribeiro-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9613980184982976pt_BR
dc.contributor.referee1Souza, Rosali Fernandez de-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1722582102636346pt_BR
dc.contributor.referee2Hollanda, Ricardo Silva de-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/7871933069895739pt_BR
dc.contributor.referee3Rocha, Luisa Maria Gomes de Mattos-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/0931343115963268pt_BR
dc.contributor.referee4Lima, Clóvis Ricardo Montenegro de-
dc.contributor.referee4Latteshttp://lattes.cnpq.br/4727891485011869pt_BR
dc.description.resumoPesquisa cujo objetivo principal é a formulação de um conceito de informação fotográfica digital, tendo por fundamentos teóricos os estudos e conceitos de documento e informação, na Ciência da Informação. Tanto a fotografia analógica quanto a digital são analisadas na sua gênese, evolução técnica e tecnológica, nos marcos de sua historicidade e considerando os atributos extrínsecos e intrínsecos. As discussões sobre imagem, analógica e digital, constituem também pilares teóricos da pesquisa, na amplitude de aplicações da imagem, da pesquisa científica aos usos domésticos. Em parte substantiva da tese sã aprofundados a percepção visual em relação á Arte e à estética, especialmente na informação semântica e informação em Arte, além dos paradigmas da objetividade e o índice peirciano. A formulação do conceito de informação fotográfica digital é sustentada pelo diferencial entre fotografia analógica e digital, relativo á captura da imagem, estética da veracidade, manipulações de imagem e protocolos que norteiam conteúdo semântico e estético da imagem fotográfica digital.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentEscola de Comunicaçãopt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Ciência da Informaçãopt_BR
dc.publisher.initialsIBICT/UFRJpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::CIENCIA DA INFORMACAOpt_BR
Appears in Collections:Teses e Dissertações do PPGCI IBICT-UFRJ

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Claudia Bucceroni Guerra - Doutorado - 2013.pdf2,38 MBAdobe PDFView/Open


This item is protected by original copyright