Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://ridi.ibict.br/handle/123456789/819
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorAntoniutti, Cleide-
dc.creatorAlbagli, Sarita-
dc.date.accessioned2016-04-20T18:16:29Z-
dc.date.available2016-04-20T18:16:29Z-
dc.date.issued2014-
dc.identifier.citationANTONIUTTI, Cleide Luciane; ALBAGLI, Sarita. Uso do big data em campanhas políticas eleitorais. In: ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISA EM CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO, 15., 2014. Anais... Belo Horizonte: ANCIB, 2014. GT5, p.2336-2354..pt_BR
dc.identifier.issn21773688-
dc.identifier.urihttp://ridi.ibict.br/handle/123456789/819-
dc.description.abstractVisa-se compreender e analisar o uso do big data em campanhas políticas eleitorais. Sistematiza-se, na primeira parte, uma revisão atualizada da literatura sobre a emergência do big datano contexto da explosão informacionale da datificação. Nesse cenário, as redes sociais digitais configuram-se como ambientes precípuos de circulação de informação, em que os “rastros digitais” deixados por seus usuários constituem a matéria prima principal de projetos de big data. Em seguida, como base empírica, o trabalho apresenta e discute a experiência da campanha de Barack Obama à reeleição à presidência dos Estados Unidos, em 2012. Essa campanha, que ficou conhecida como Obama for America – OFA, transformou-se em um verdadeiro case de utilização de ferramentas analíticas de big data em estratégias eleitorais.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Ilce Cavalcanti (ilce@ibict.br) on 2016-04-20T18:16:29Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 23148 bytes, checksum: 9da0b6dfac957114c6a7714714b86306 (MD5) GT5AnaisXV.pdf: 3664429 bytes, checksum: 2b435014f6c38c4e5217cbd9dcc49bf1 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2016-04-20T18:16:29Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license_rdf: 23148 bytes, checksum: 9da0b6dfac957114c6a7714714b86306 (MD5) GT5AnaisXV.pdf: 3664429 bytes, checksum: 2b435014f6c38c4e5217cbd9dcc49bf1 (MD5) Previous issue date: 2014en
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherANCIBpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectBig Data; Datificação; Campanha Eleitoral; Barack Obama.pt_BR
dc.titleUso do big data em campanhas políticas eleitorais.pt_BR
dc.typeTrabalho apresentado em eventopt_BR
Aparece nas coleções:Trabalhos apresentados em Congresso no Brasil

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
GT5AnaisXV.pdf3,58 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais