Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://ridi.ibict.br/handle/123456789/807
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorMoraes, Julia Nolasco Leitão de-
dc.date.accessioned2016-01-28T18:04:08Z-
dc.date.available2016-01-28-
dc.date.available2016-01-28T18:04:08Z-
dc.date.issued2014-
dc.identifier.urihttp://ridi.ibict.br/handle/123456789/807-
dc.description.abstractThis mainly theoretical research discusses art divulgation through art museums as an alternative of info-communication strategy for promoting meetings of visitors not acquainted with artistic universe and "the poetry of things". Thinking that artistic information is structured from the discourse of art and on art in the musealization process framework, we have gathered a bibliography, identified and analyzed principles that guide audience divulgation of this specific kind of information in the art museum context. Thus, the research has taken as challenges to discuss theoretical foundations underpinning the process of musealization in art museums and to propose a concept of artistic divulgation from scientific divulgation. Assuming that museums are propelling agents of familiarization and interrogation processes with and on the field of art, they can be configured as a privileged platform for constructing and exercising sensibility as well as critical appraisal, stimulating ways of contextual and reflexive apprehension capable to promote changes in visitors' everyday life. In that sense, museums must develop integrate actions and initiatives in a process of musealization, focusing on research and documentation in order to make possible to organize exhibitions which unveil the “poetry of things” and favour its resignification by different visitors.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Rachel Pereira (rachelprr@yahoo.com.br) on 2016-01-28T18:04:08Z No. of bitstreams: 1 Tese JULIA MORAES_versão PÓS DEFESA.doc: 1611776 bytes, checksum: c293848fe72c46545bd96a00174b1b6a (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2016-01-28T18:04:08Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Tese JULIA MORAES_versão PÓS DEFESA.doc: 1611776 bytes, checksum: c293848fe72c46545bd96a00174b1b6a (MD5) Previous issue date: 2014en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Rio de Janeiro / Insitituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectMusealização; Informação artística; Divulgação; “Poesia das coisas”; Dimensão educativa dos museus; Musealization; Artistic information; Divulgation; Poetry of things; Educacional potencial of museumspt_BR
dc.titleMuseu, informação artística e “poesia das coisas”: a divulgação artística em museus de artept_BR
dc.typeTesept_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/9460244937506100pt_BR
dc.contributor.advisor1Pinheiro, Lena Vânia Ribeiro-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9613980184982976pt_BR
dc.contributor.referee1Lima, Diana Farjalla Correia-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6632884800640353pt_BR
dc.contributor.referee2Rocha, Luisa Maria Gomes de Mattos-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/0931343115963268pt_BR
dc.contributor.referee3González de Gómez, Maria Nélida-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/3087665610359216pt_BR
dc.contributor.referee4Cury, Marília Xavier-
dc.contributor.referee4Latteshttp://lattes.cnpq.br/1362575549351097pt_BR
dc.contributor.referee5Souza, Rosali Fernandez de-
dc.contributor.referee5Latteshttp://lattes.cnpq.br/1722582102636346pt_BR
dc.description.resumoPesquisa de caráter essencialmente teórico que discute a divulgação artística em museus de arte como alternativa de estratégia infocomunicacional para a promoção do encontro entre visitantes não familiarizados com o universo artístico e a “poesia das coisas”. Levando em consideração que é no âmbito do processo de musealização que a informação artística é estruturada a partir do discurso da arte e no discurso sobre arte, o estudo buscou identificar e analisar princípios para a divulgação desse tipo específico de informação no contexto dos museus de arte. Para tanto, a pesquisa assumiu como desafio discutir fundamentos teóricos que orientam o processo de musealização em museus de arte e propor um conceito de divulgação artística, tomando como base pressupostos da divulgação científica. Compreendidos como agentes propulsores do processo de familiarização e interrogação com o/acerca do campo da arte, os museus podem se configurar como plataforma privilegiada para a formação e o exercício da sensibilidade e da apreciação crítica, estimulando modos de apreensão contextuais e reflexivos capazes de promover mudanças no cotidiano dos visitantes. Para tal, os museus precisam desenvolver ações integradas no âmbito do processo de musealização, com especial foco às atividades de pesquisa e documentação, a fim de possibilitar a concepção de exposições que favoreçam o desvelamento da “poesia das coisas” e a sua ressignificação pelos diferentes visitantes.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCiência da Informaçãopt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Ciência da Informaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFRJ/ECO - IBICTpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::CIENCIA DA INFORMACAOpt_BR
Aparece nas coleções:Teses e Dissertações do PPGCI IBICT-UFRJ

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Tese JULIA MORAES_versão PÓS DEFESA.pdf1,54 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais