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Tipo: Tese
Título: Aprendizagem, inovação e comunicação: a dinâmica evolutiva de um plano de emergência nuclear
Autor(es): Quadro, André Luiz Lopes
Primeiro orientador: Issberner, Liz-Rejane
Membro da banca: Gonzalez de Gomez, Maria Nélida
Membro da banca: Maciel, Maria Lucia Álvares
Membro da banca: Góes, Alexandre Gromann de Araújo
Membro da banca: Tigre, Paulo Bastos
Resumo: O desenvolvimento tecnológico inerente às sociedades ditas modernas tem cada vez mais colocado o ser humano frente a situações de escolha entre uma ampla variedade de riscos possíveis. Como forma de proteger as pessoas e o meio ambiente, ações precisam ser desenvolvidas com o propósito de mitigar eventuais consequências da materialização desses riscos. A geração termonuclear de energia elétrica demanda planejamento com o intuito de preparar respostas a eventuais situações de emergência, pois mesmo sendo considerada de baixa probabilidade de ocorrência, quando acontecem, apresentam impacto significativo para as populações e regiões do seu entorno. Considerando a relevância desse tema, esta tese teve o propósito de identificar e analisar a dinâmica da preparação e resposta às situações de emergência em uma Central Nuclear. Buscou-se entender a sua evolução ao longo do tempo e sistematizá-la, levando em conta os atores envolvidos e os processos de aprendizagem organizacional, inovação e comunicação de risco, considerados de fundamental importância para o desenvolvimento e aprimoramento de planos de emergência. Para tanto, foi realizado um estudo de caso sobre a dinâmica evolutiva do Plano de Emergência da Central Nuclear Almirante Álvaro Alberto – CNAAA. Sobre a preparação e resposta às eventuais situações de emergência nessa central nuclear foi possível não apenas confirmar a importância dos três processos estudados, mas também observar que os mesmos podem ser tratados e avaliados de forma integrada e sistematizada. Assim, foi apresentado um modelo que busca facilitar a compreensão dessa perspectiva e valorizar a importância da participação e a cooperação entre os atores envolvidos (organizações e população local) dentro de uma perspectiva sócioparticipativa. Para tal, esta pesquisa exploratória buscou evidências em documentos, na participação em reuniões de planejamento e no exercício geral do Plano de Emergência da CNAAA de 2013, na realização de entrevistas com alguns dos atores envolvidos e através da aplicação de questionário junto à população da Praia Vermelha, em Angra dos Reis, Rio de Janeiro.
Abstract: The technological development inherent to modern societies has placed human beings in situations of choice from a wide variety of possible risks. As a way to protect people and the environment, actions need to be developed in order to reduce possible consequences of the materialisation of these risks. The thermonuclear power generation demand planning in order to prepare answers to possible emergency situations, as even being considered of low probability of occurrence, when they happen have a significant impact on populations and regions of its surroundings. Considering the relevance of this issue, this thesis aimed to identify and analyze the dynamics of preparedness and response to emergency situations in a Nuclear Power Plant, trying to understand its evolution over the time and systematizing it, considering the actors involved, processes of organizational learning, innovation and risk communication, considered as crucial for the development and improvement of emergency plans. Concerning preparedness and response to possible emergency situations in this nuclear plant, it was possible not only to confirm the importance of the three processes studied, but also observe that they can be treated and evaluated in an integrated and systematic way. So, it was presented a model that aims to facilitate the understanding of this perspective and enhance the importance of participation and cooperation between all stakeholders (organizations and the local population) within a socio-participatory perspective. To this end, this exploratory research sought for evidences in documents, participation in planning meetings, direct observation of the general exercises of the CNAAA External Emergency Plan of 2013, interviews with some of the actors involved and through the application of a questionnaire among the population of the Praia Vermelha, in Angra dos Reis, Rio de Janeiro.
Palavras-chave: Aprendizagem organizacional
Inovação
Comunicação de risco
Planejamento e resposta a emergências
Informação técnico-científica
Organizational learning
Innovation
Risk communication
Preparedness and response for a nuclear emergency
Technical scientific information
CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::CIENCIA DA INFORMACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal do Rio de Janeiro / Insitituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia
Sigla da instituição: UFRJ/ECO - IBICT
Departamento: Ciência da Informação
Programa: Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://ridi.ibict.br/handle/123456789/787
Data do documento: 9-Dez-2014
Aparece nas coleções:Teses e Dissertações do PPGCI IBICT-UFRJ

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