Please use this identifier to cite or link to this item: http://ridi.ibict.br/handle/123456789/775
metadata.dc.type: Dissertação
Title: Representação do conhecimento em biblioteca virtual temática em saúde: dimensões cognitivas do processo de conceitualização de tema
metadata.dc.creator: Esteves, Marcia Cristina Silva
metadata.dc.contributor.advisor1: Biochini, Jorge Calmon de Almeida
metadata.dc.contributor.referee1: Souza, Rosali Fernandez de
metadata.dc.contributor.referee2: Campos, Maria Luiza Machado
metadata.dc.contributor.referee3: Mollica, Maria Cecilia de Magalhães
metadata.dc.description.resumo: Diante do processo evolutivo e global de difusão do conhecimento e de busca e recuperação da informação, as publicações impressas, aos poucos, são substituídas pelos novos suportes de informação, advindos das novas Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC). Essa evolução tecnológica reflete-se no âmbito das bibliotecas e dos repositórios, emergindo diferentes tipos e nomenclaturas - biblioteca digital, biblioteca eletrônica e biblioteca virtual -, bem como ocasiona mudanças significativas no ambiente e na dinâmica informacional, vislumbrando possibilidades de armazenamento, disponibilização e divulgação das informações científicas. No entanto, o extenso universo de informação disponibilizada nas bibliotecas, com o seu crescimento exponencial, apresentam entraves no momento da organização e da representação da informação científica, gerando lentidão e ineficiência na busca e recuperação da informação. No universo de uma Biblioteca Virtual Temática em Saúde (BVTS), visando a melhor compreensão do contexto de bibliotecas temáticas, no âmbito dos repositórios digitais, onde ocorreu o presente estudo, e por se tratar de uma biblioteca virtual de natureza organizacional temática, foi realizado um estudo, tendo como finalidade o entendimento e a definição do conceito Tema. Dessa forma, então, um dos objetivos dessa dissertação é apresentar um processo de conceitualização de Tema, com dimensões cognitivas, que viabilize um modelo conceitual de representação do conhecimento, para ontologia, com integração de abordagens teórico-metodológicas clássicas e não clássicas de organização do conhecimento, almejando a construção de modelos de representação sobre campos conceituais organizados tematicamente e, de modo mais específico sobre o tema saúde da mama .
Keywords: Knowledge representation
Virtual library
Cognitive science
Conceptualization
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::CIENCIA DA INFORMACAO
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: BR
Publisher: Universidade Federal do Rio de Janeiro / Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia
metadata.dc.publisher.initials: UFRJ/ECO - IBICT
metadata.dc.publisher.department: Ciência da Informação
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação
Citation: ESTEVES, Marcia Cristina Silva. Representação do conhecimento em biblioteca virtual temática em saúde: dimensões cognitivas do processo de conceitualização de tema. 2012. 183 f. Dissertação (Mestrado em Ciência da Informação) - Universidade Federal do Rio de Janeiro / Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia, Rio de Janeiro, 2012.
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI: http://ridi.ibict.br/handle/123456789/775
Issue Date: 29-Mar-2012
Appears in Collections:Teses e Dissertações do PPGCI IBICT-UFRJ

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
esteves2012.pdf1,81 MBAdobe PDFView/Open


This item is protected by original copyright



Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.