Please use this identifier to cite or link to this item: http://ridi.ibict.br/handle/123456789/738
metadata.dc.type: Dissertação
Title: O lugar da informação, do conhecimento e da aprendizagem no modelo de inovação aberta
metadata.dc.creator: Ribeiro, Marianna Zattar Barra
metadata.dc.contributor.advisor1: Issberner, Liz-rejane
metadata.dc.contributor.referee1: Maculan, Anne-marie
metadata.dc.contributor.referee2: Lima, Clovis Montenegro de
metadata.dc.description.resumo: Propõe uma ampliação do escopo analítico do modelo de inovação aberta de modo a focalizar os micro-processos de informação envolvidos na inovação. Com esse propósito foi empreendida uma experiência ilustrativa a partir de um texto selecionado sobre inovação aberta, em que são utilizadas abordagens teórico-conceituais da ciência da informação e outras áreas relacionadas, demonstrando a pertinência e a vantagem para o aprofundamento e alcance desse modelo. Foram analisados alguns aspectos da inovação focalizando o modelo de inovação aberta, de modo a identificar suas características principais. Foi também discutida, com base na literatura especializada, as abordagens referentes à geração do conhecimento, às dinâmicas da aprendizagem, ao regime de informação, às redes de informação, entre outros. A partir desse aporte teórico e analítico foi possível identificar os lugares do modelo de inovação aberta que poderiam acomodar uma análise mais profunda e detalhada sobre determinados aspectos como: os canais de informação, o fluxo de informação nas redes, o processo de aprendizagem dos atores, o regime de informação nos ambientes de inovação.
Abstract: An enlargement of the analytical scope of the open innovation model is proposed in order to highlight the information micro-processes involved in innovation development. With this purpose, an illustrative experiment was conducted taking into account a selected text about open innovation. Information science and other theoretical-conceptual approaches were used to develop a meta-analysis of the text in order to demonstrate the relevance, advantage and complementary nature of this alternative approach. Some aspects of innovation were analyzed, in order to identify its main characteristics and, at the same time, place the analysis focus on the open innovation model. An specific literature related to the knowledge generation, the learning dynamics, information regime and networks was used. From these theoretical and analytical foundations it was possible to identify areas in the open innovation model in which to accommodate a deeper and more detailed analysis of particular aspects, such as the role of the information channels, the information flows through the networks, the actors learning process and the information regime.
Keywords: Open innovation
Information
Knowledge
Learning
Ciência da informação
Informação Inovações abertas
Informação Micro-processos
Aprendizagem
Conhecimento
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::CIENCIA DA INFORMACAO
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: BR
Publisher: Universidade Federal do Rio de Janeiro / Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia
metadata.dc.publisher.initials: UFRJ/ECO - IBICT
metadata.dc.publisher.department: Ciência da Informação
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação
Citation: RIBEIRO, Marianna Zattar Barra. O lugar da informação, do conhecimento e da aprendizagem no modelo de inovação aberta. 2011. 121 f. Dissertação (Mestrado em Ciência da Informação) - Universidade Federal do Rio de Janeiro / Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia, Rio de Janeiro, 2011.
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI: http://ridi.ibict.br/handle/123456789/738
Issue Date: 30-Mar-2011
Appears in Collections:Teses e Dissertações do PPGCI IBICT-UFRJ

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Zattar2011.pdf582.56 kBAdobe PDFView/Open


This item is protected by original copyright



Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.