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metadata.dc.type: Dissertação
Title: Informação e gestão pública democrática: subsídios para estudos sobre os gestores estratégicos
metadata.dc.creator: Esaki, Aneth Satie
metadata.dc.contributor.advisor1: Oliveira, Gilda Olinto de
metadata.dc.contributor.referee1: Jardim, José Maria
metadata.dc.contributor.referee2: González de Gómez, Maria Nélida
metadata.dc.description.resumo: A gestão democrática é uma prática requerida por toda sociedade aos gestores da administração pública. A partir das noções de cidadania e participação comunitária como componentes dos governos democráticos, combinamos as abordagens e interesses enfocados pelas reformas administrativas no setor público voltadas para um Estado-Cidadão. Neste contexto, este trabalho lida com os gestores estratégicos dos sistemas administrativos da estrutura governamental do poder executivo do Estado do Rio de Janeiro, onde estudamos a visão dos próprios gestores acerca de como vêem a administração pública, e como é o seu comportamento frente aos desafios e às prioridades no desempenho da função pública a ele exigidos. Um dos aspectos mais importantes que desejamos imprimir a este estudo foi voltado para as práticas de gestão pautadas em princípios e valores éticos e de forma responsável, representada pela demonstração do grau de accountability dos gestores que, hoje, encontram grandes facilidades com a aplicação e utilização de recursos oferecidos pelas novas tecnologias de informação e comunicação. Trata-se de uma análise referente a capacidade cívica ou cultura cívica que se quer ver desenvolvido nos gestores estratégicos, aqui orientados para as atividades educacionais baseadas nas competências e habilidades necessárias a um desempenho criativo e adequado, que tem nos resultados relatados por este estudo, uma contribuição e os subsídios para novas formulações em beneficio de uma gestão publica e efetivamente democrática
Abstract: Society expects a democratic orientation of the public administration managers based on the concepts of citizenship and the participation of all layers of society as components of democratic governments, we combine the approaches and interests focused by the administrative reforms of the public sector which aim at the creation of a citizen-state. This work deals with the strategic managers of the administrative systems of the structure of the government of Rio de Janeiro State. We have studied their own vision of public administration and their behavior while facing the challenges and priorities of public functions. One of the main aspects we wished to stress in this study were the principles, ethical values and responsibility encompassed by management, represented by the degree of accountability of the managers, who presently can rely on a wide variety of resources found in the new technologies of information and communication. This is an analysis of the civic capacity or the civic culture we wish will be developed in strategical management, in the present case oriented to educational activities based on the abilities and skills required to achieve a suitable and creative performance. We hope the results reported in this study may be a contribution and subsidy for new formulations for the benefit of an effectively democratic management
Keywords: Gestão da Informação
Gestor público
Administração pública
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::CIENCIA DA INFORMACAO
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: BR
Publisher: Universidade Federal do Rio de Janeiro / Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia
metadata.dc.publisher.initials: UFRJ/ECO - IBICT
metadata.dc.publisher.department: Ciência da Informação
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação
Citation: ESAKI, Aneth Satie. Informação e gestão pública democrática: subsídios para estudos sobre os gestores estratégicos. 2002. 82 f. Dissertação (Mestrado em Ciência da Informação) - Universidade Federal do Rio de Janeiro / Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia, Rio de Janeiro, 2002.
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI: http://ridi.ibict.br/handle/123456789/732
Issue Date: 27-Jun-2002
Appears in Collections:Teses e Dissertações do PPGCI IBICT-UFRJ

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