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Campo DCValorIdioma
dc.creatorPereira, Armando Carvalhopt_BR
dc.date.accessioned2015-10-19T11:50:14Z-
dc.date.available2008-03-04pt_BR
dc.date.available2015-10-19T11:50:14Z-
dc.date.issued1998-01-30pt_BR
dc.identifier.citationPEREIRA, Armando Carvalho. O processo de atualização técnico-científica do professor da rede municipal de ensino do Rio de Janeiro: um estudo exploratório na área de transferência da informação. 1998. 50 f. Dissertação (Mestrado em Ciência da Informação) - Universidade Federal do Rio de Janeiro / Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia, Rio de Janeiro, 1998.por
dc.identifier.urihttp://ridi.ibict.br/handle/123456789/729-
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dc.formatapplication/pdfpor
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal do Rio de Janeiro / Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologiapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectTransferência de informaçãopor
dc.subjectEstudopor
dc.subjectEnsinopor
dc.titleO processo de atualização técnico-científica do professor da rede municipal de ensino do Rio de Janeiro: um estudo exploratório na área de transferência da informaçãopor
dc.typeDissertaçãopor
dc.contributor.advisor1Freire, Isa Mariapt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8430720903326399por
dc.contributor.referee1Figueiredo, Nice Menezes dept_BR
dc.contributor.referee2Araújo, Vania Maria Rodrigues Hermes dept_BR
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/9336386771650398por
dc.description.resumoEstudo exploratório do processo de atualização do professor de História da Rede Municipal de Ensino do Rio de Janeiro. O professor é abordado na perspectiva da transferência da informação para um usuário que dela necessita, na sociedade. Por sua vez, enquanto estoque de informação, o professor necessita atualizar seu estoque de conhecimento sobre sua área de atuação. As questões principais, neste estudo, são onde e como o professor atualiza seu estoque de conhecimento. Foram consultados, mediante entrevista com roteiro estruturado, 27 professores em 10 escolas da cidade do Rio de Janeiro. Os resultados indicam que o professor reconhece sua necessidade de atualização mas é um usuário tradicional, que usa muito bibliotecas particulares e muito pouco a Internet. Por um lado, os professores da amostra podem ser definidos como "nãousuários", que desconhece os serviços formais de informação; por outro, como um usuário de fontes não-científicas, especialmente jornais e revistas informativos de circulação nacional. As formas de atualização profissional sugeridas como "mais adequadas", entretanto, reforçam o aspecto "não-usuário" dos professores consultados na pesquisa de campopor
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.departmentCiência da Informaçãopor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Ciência da Informaçãopor
dc.publisher.initialsUFRJ/ECO - IBICTpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::CIENCIA DA INFORMACAOpor
Aparece nas coleções:Teses e Dissertações do PPGCI IBICT-UFRJ

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