Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://ridi.ibict.br/handle/123456789/729
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.creator | Pereira, Armando Carvalho | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2015-10-19T11:50:14Z | - |
dc.date.available | 2008-03-04 | pt_BR |
dc.date.available | 2015-10-19T11:50:14Z | - |
dc.date.issued | 1998-01-30 | pt_BR |
dc.identifier.citation | PEREIRA, Armando Carvalho. O processo de atualização técnico-científica do professor da rede municipal de ensino do Rio de Janeiro: um estudo exploratório na área de transferência da informação. 1998. 50 f. Dissertação (Mestrado em Ciência da Informação) - Universidade Federal do Rio de Janeiro / Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia, Rio de Janeiro, 1998. | por |
dc.identifier.uri | http://ridi.ibict.br/handle/123456789/729 | - |
dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2015-10-19T11:50:14Z (GMT). No. of bitstreams: 1 pereira1998.pdf: 234238 bytes, checksum: 284455c8d57ed6350a1b5d5cc966258a (MD5) Previous issue date: 1998-01-30 | en |
dc.format | application/pdf | por |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal do Rio de Janeiro / Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.subject | Transferência de informação | por |
dc.subject | Estudo | por |
dc.subject | Ensino | por |
dc.title | O processo de atualização técnico-científica do professor da rede municipal de ensino do Rio de Janeiro: um estudo exploratório na área de transferência da informação | por |
dc.type | Dissertação | por |
dc.contributor.advisor1 | Freire, Isa Maria | pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/8430720903326399 | por |
dc.contributor.referee1 | Figueiredo, Nice Menezes de | pt_BR |
dc.contributor.referee2 | Araújo, Vania Maria Rodrigues Hermes de | pt_BR |
dc.contributor.referee2Lattes | http://lattes.cnpq.br/9336386771650398 | por |
dc.description.resumo | Estudo exploratório do processo de atualização do professor de História da Rede Municipal de Ensino do Rio de Janeiro. O professor é abordado na perspectiva da transferência da informação para um usuário que dela necessita, na sociedade. Por sua vez, enquanto estoque de informação, o professor necessita atualizar seu estoque de conhecimento sobre sua área de atuação. As questões principais, neste estudo, são onde e como o professor atualiza seu estoque de conhecimento. Foram consultados, mediante entrevista com roteiro estruturado, 27 professores em 10 escolas da cidade do Rio de Janeiro. Os resultados indicam que o professor reconhece sua necessidade de atualização mas é um usuário tradicional, que usa muito bibliotecas particulares e muito pouco a Internet. Por um lado, os professores da amostra podem ser definidos como "nãousuários", que desconhece os serviços formais de informação; por outro, como um usuário de fontes não-científicas, especialmente jornais e revistas informativos de circulação nacional. As formas de atualização profissional sugeridas como "mais adequadas", entretanto, reforçam o aspecto "não-usuário" dos professores consultados na pesquisa de campo | por |
dc.publisher.country | BR | por |
dc.publisher.department | Ciência da Informação | por |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação | por |
dc.publisher.initials | UFRJ/ECO - IBICT | por |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::CIENCIA DA INFORMACAO | por |
Aparece nas coleções: | Teses e Dissertações do PPGCI IBICT-UFRJ |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
pereira1998.pdf | 228,75 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este arquivo é protegido por direitos autorais |