Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://ridi.ibict.br/handle/123456789/729
Tipo: Dissertação
Título: O processo de atualização técnico-científica do professor da rede municipal de ensino do Rio de Janeiro: um estudo exploratório na área de transferência da informação
Autor(es): Pereira, Armando Carvalho
Primeiro orientador: Freire, Isa Maria
Membro da banca: Figueiredo, Nice Menezes de
Membro da banca: Araújo, Vania Maria Rodrigues Hermes de
Resumo: Estudo exploratório do processo de atualização do professor de História da Rede Municipal de Ensino do Rio de Janeiro. O professor é abordado na perspectiva da transferência da informação para um usuário que dela necessita, na sociedade. Por sua vez, enquanto estoque de informação, o professor necessita atualizar seu estoque de conhecimento sobre sua área de atuação. As questões principais, neste estudo, são onde e como o professor atualiza seu estoque de conhecimento. Foram consultados, mediante entrevista com roteiro estruturado, 27 professores em 10 escolas da cidade do Rio de Janeiro. Os resultados indicam que o professor reconhece sua necessidade de atualização mas é um usuário tradicional, que usa muito bibliotecas particulares e muito pouco a Internet. Por um lado, os professores da amostra podem ser definidos como "nãousuários", que desconhece os serviços formais de informação; por outro, como um usuário de fontes não-científicas, especialmente jornais e revistas informativos de circulação nacional. As formas de atualização profissional sugeridas como "mais adequadas", entretanto, reforçam o aspecto "não-usuário" dos professores consultados na pesquisa de campo
Palavras-chave: Transferência de informação
Estudo
Ensino
CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::CIENCIA DA INFORMACAO
Idioma: por
País: BR
Editor: Universidade Federal do Rio de Janeiro / Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia
Sigla da instituição: UFRJ/ECO - IBICT
Departamento: Ciência da Informação
Programa: Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação
Citação: PEREIRA, Armando Carvalho. O processo de atualização técnico-científica do professor da rede municipal de ensino do Rio de Janeiro: um estudo exploratório na área de transferência da informação. 1998. 50 f. Dissertação (Mestrado em Ciência da Informação) - Universidade Federal do Rio de Janeiro / Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia, Rio de Janeiro, 1998.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://ridi.ibict.br/handle/123456789/729
Data do documento: 30-Jan-1998
Aparece nas coleções:Teses e Dissertações do PPGCI IBICT-UFRJ

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
pereira1998.pdf228,75 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais