Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://ridi.ibict.br/handle/123456789/718
Tipo: Dissertação
Título: A questão da informação estratégica no ensino superior: os pecados informacionais e barreiras na comunicação da informação para a tomada de decisão na Universidade Estácio de Sá
Autor(es): Starec, Cláudio
Primeiro orientador: Barreto, Aldo de Albuquerque
Membro da banca: Castro, Gilberto Mendes de Oliveira
Membro da banca: Souza, Rosali Fernandez de
Membro da banca: Araújo, Vania Maria Rodrigues Hermes de
Resumo: Este trabalho parte da premissa que mapear o fluxo de informação numa instituição de ensino superior, no caso os Campi Nova América e Rebouças da Universidade Estácio de Sá, de agora em diante chamada somente de universidade, precisa ser encarado como estratégia competitiva, tendo em vista a relevância da informação nos dias de hoje. O problema levantado pela pesquisa foi o de identificar o valor estratégico da informação numa organização focada no aprendizado, além de discutir os principais problemas, ruídos e barreiras na comunicação da informação e seus efeitos para a tomada de decisão na universidade. Na realidade, o que seria mais gerencial do que utilizar a informação relevante para a tomada de decisão? E o que seria mais desejável para qualquer gestor universitário do que ter acesso de forma rápida e no momento certo à informação clara, objetiva, precisa e atual? A Inteligência Competitiva aparece para destacar a questão da informação como ferramenta estratégica na universidade e, possivelmente a mais importante para ajudar os gestores da universidade a tomar decisões acadêmicas e administrativas a tempo e em tempo real. Este trabalho é composto por uma pesquisa empírica baseada na vivência do autor e por uma pesquisa de campo feita com um grupo de gestores da universidade o que ajudou a entender o pensamento do gestor universitário sobre a questão da relevância da informação para a tomada de decisão. O modelo escolhido para mapear a informação universitária foi a Mandala da Divulgação Científica de Paul Caro. Entre as conclusões a que chegamos nesta dissertação destacamos que a relevância da informação, na percepção dos gestores, é única e particular, por isso precisa ser encarada de forma individualizada e prioritária. Palavras-chave: Universidade, Gestão do fluxo de Informação na Universidade, Inteligência Competitiva, Barreiras na Comunicação da Informação, Pecados Informacionais e Cultura Organizacional.
Abstract: This work upholds the premise that the mapping of the flow of information in an educational institution, such as Estácio de Sá University – Campi Nova América and Rebouças, hereafter called university, needs to be viewed as a competitive strategy due to the significant role that information plays today. The aim of this research was to identify the strategic value of information in an organization focused on education. The problems, noises and barriers in the communication of information and the effect they have on the making of decisions in the university was also discussed. Actually, what would managers like more than the use of meaningful information for decision making? And what would be more desirable for those in the management position of a university than having quick access to clear, objective, precise and current information whenever they need it? The Competitive Intelligence appears to give prominence to the issue of information as a strategic tool in the university and, possibly, as the most important one to help the managers of the university to make academic and administrative decisions not only in time, but also in real time. This dissertation comprises empirical research based on the experience of the author and field research carried out by a group of managers of the university, which helped to understand the thinking of the university manager on the question of the relevance of the information for the decision making. The chosen model to map the flow of information was the Mandala of the Scientific Spreading developed by Paul Caro. Among the conclusions reached in this paper, we pointed that the relevance of information in the perception of the managers is unique. Therefore, it should be considered a priority
Palavras-chave: Competitive intelligence
University
Management of the information
Barriers in the communication of the information
Informational sins
Organizational culture
Informação em educação
Comunicação na educação
Gestão do conhecimento
Gestão da informação
Barreira de comunicação
Universidade
Gestão do fluxo de informação
Inteligência Competitiva
Pecados informacionais
Cultura organizacional
CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::CIENCIA DA INFORMACAO
Idioma: por
País: BR
Editor: Universidade Federal do Rio de Janeiro / Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia
Sigla da instituição: UFRJ/ECO - IBICT
Departamento: Ciência da Informação
Programa: Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação
Citação: STAREC, Cláudio. A questão da informação estratégica no ensino superior: os pecados informacionais e barreiras na comunicação da informação para a tomada de decisão na Universidade Estácio de Sá. 2003. 109 f. Dissertação (Mestrado em Ciência da Informação) - Universidade Federal do Rio de Janeiro / Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia, Rio de Janeiro, 2003.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://ridi.ibict.br/handle/123456789/718
Data do documento: 10-Mar-2003
Aparece nas coleções:Teses e Dissertações do PPGCI IBICT-UFRJ

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
claudiostarec2003.pdf1,07 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.