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metadata.dc.type: Tese
Title: A organização de unidades do conhecimento em hiperdocumentos: o modelo conceitual como um espaço comunicacional para realização da autoria
metadata.dc.creator: Campos, Maria Luiza de Almeida
metadata.dc.contributor.advisor1: Souza, Rosali Fernandez de
metadata.dc.contributor.advisor-co1: Campos, Maria Luiza Machado
metadata.dc.contributor.referee1: Gomes, Hagar Espanha
metadata.dc.contributor.referee2: Pinheiro, Lena Vânia Ribeiro
metadata.dc.contributor.referee3: Barros, Lígia Alves
metadata.dc.contributor.referee4: González de Gómez, Maria Nélida
metadata.dc.description.resumo: No processo de producao de hiperdocumentos verifica-se a falta de metodologias apropriadas para a elaboracao de modelos conceituais que possam representar unidades de conhecimento. Esta falta de criterios apropriados faz com que a comunicacao, entre o autor que desenvolve o conteudo tematico do texto e o analista de sistema, fique prejudicada, acarretando problemas na implementacao do hiperdocumento. O estudo propoe que atraves de uma perspectiva interdisciplinar que engloba areas como a Ciencia da Informacao, a Ciencia da Computacao e a Terminologia possam ser definidos criterios que venham a auxiliar a elaboracao de metodologias para modelos conceituais, voltados nao somente para sistemas de bases de dados, mas para sistemas que visam a organizacao de unidades de conhecimento, como e o caso dos hiperdocumentos. Na Ciencia da Informacao focalizou-se a Teoria da Classificacao, na Ciencia da Computacao estudou-se o metodo Orientado a Objetos e a Ontologia. Estes, e a Terminologia tem em comum bases classificatorias, que visam a sistematizacao de conceitos, para a estruturacao de um dominio de conhecimento, como tambem, para a definicao do conceito. A pesquisa propoe uma serie de requisitos, a partir de uma analise comparativa das metodologias e teorias, que possam auxiliar os elaboradores de metodologias para modelos conceituais em hiperdocumentos
Abstract: Lack of appropiate methodologies for conceptual models to represent knowledge units in the production of hyperdocuments is verified in the literature. No appropriate criteria in this activity lead to deterioration of communication between the author of subject content and the system analyst. As a consequence, the development and deployment of hyperdocuments is damaged. Definition of criteria to aid in the creation of methodologies for developing conceptual models should be done through as interdisciplinary approach envolving subject fields such as Information Science, Computer Science and Terminology. Those criteria are equally valid to modeling data base systems and to systems aiming at the organization of knowledge units such as hyperdocuments. In Information Science the study focused on the Theory of Classification; in Computer Science, on Ojject-Oriented methodologies and Ontologies. The latter ones, as well as Terminology, have in common classifrcatory bases aiming at concepts systems both to structure a subject field and to define concepts. This research lead to a set of requirements based on a comparative analysis of those methods and theories that may help in the development of methodologies for conceptual models to be used when designing hyperdocuments
Keywords: Terminologia
Tecnologia da informação
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::CIENCIA DA INFORMACAO
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: BR
Publisher: Universidade Federal do Rio de Janeiro / Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia
metadata.dc.publisher.initials: UFRJ/ECO - IBICT
metadata.dc.publisher.department: Ciência da Informação
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação
Citation: CAMPOS, Maria Luiza de Almeida. A organização de unidades do conhecimento em hiperdocumentos: o modelo conceitual como um espaço comunicacional para realização da autoria. 2001. 198 f. Tese (Doutorado em Ciência da Informação) - Universidade Federal do Rio de Janeiro / Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia, Rio de Janeiro, 2001.
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI: http://ridi.ibict.br/handle/123456789/679
Issue Date: 29-Oct-2001
Appears in Collections:Teses e Dissertações do PPGCI IBICT-UFRJ

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