Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://ridi.ibict.br/handle/123456789/674
Tipo: Tese
Título: Comunicação da informação em redes virtuais de aprendizagem
Autor(es): Freire, Gustavo Henrique de Araújo
Primeiro orientador: Barreto, Aldo de Albuquerque
Coorientador: Freire, Isa Maria
Membro da banca: Prado, Geraldo Moreira
Membro da banca: Cavalcanti, Marcos do Couto Bezerra
Membro da banca: Souza, Rosali Fernandez de
Membro da banca: Araújo, Vania Maria Rodrigues Hermes de
Resumo: A sociedade contemporânea tem na informação e no conhecimento os seus pilares, sustentados pelas tecnologias digitais. Para os usuários, isto implica em novas atitudes e na aquisição de novas competências, principalmente no processo de comunicação de informação. Por sua vez, estas novas atitudes e competências resultam em uma necessidade de aprendizado contínuo e no uso de tecnologias intelectuais. Este processo ocorre em todos os níveis da sociedade, envolvendo atividades de treinamento e capacitação e, principalmente, produção e gestão de informação. Neste sentido, as redes virtuais de aprendizagem são fundamentais para facilitar a comunicação de informação em uma sociedade que se estrutura cada vez mais de forma nãohierarquizada. Estas redes digitais se apresentam em um novo canal de comunicação de informação: o ciberespaço. Nesse processo, os professores e profissionais de informação são vistos como facilitadores, sendo que o profissional da informação pode atuar também como um gestor de redes de comunicação da informação em ambiente virtual
Abstract: Contemporary society is based on two pillars: information and knowledge, supported by digital technologies. It brings the necessity of a new attitude and the acquisition of new skills by the users, mainly in the process of communicating the information. This new attitudes and skills result in a search for continuous learning and in the use of intellectual technologies. This process occurs in every single level of contemporary society, involving activities such as training and capability improvement and, mainly, production and management of information. In this sense, learning virtual networks are fundamental to facilitate the communication of information in a society whose structure is becoming more and more distant of hierarchy. This digital network is presented in a new channel of communication of information: the cyberspace. In this process, professors and professionals of information are seen as facilitation agents; on the other side, in learning virtual networks, a professional of information can also be a manager of virtual environment
Palavras-chave: Communication networks
Digital information and communication technologies
Distance learning
Learning virtual networks
Redes de Comunicação
Tecnologias digitais de informação e comunicação
Educação a Distância
Redes virtuais de aprendizagem
CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::CIENCIA DA INFORMACAO
Idioma: por
País: BR
Editor: Universidade Federal do Rio de Janeiro / Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia
Sigla da instituição: UFRJ/ECO - IBICT
Departamento: Ciência da Informação
Programa: Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação
Citação: FREIRE, Gustavo Henrique de Araújo. Comunicação da informação em redes virtuais de aprendizagem. 2004. 175 f. Tese (Doutorado em Ciência da Informação) - Universidade Federal do Rio de Janeiro / Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia, Rio de Janeiro, 2004.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://ridi.ibict.br/handle/123456789/674
Data do documento: 23-Mar-2004
Aparece nas coleções:Teses e Dissertações do PPGCI IBICT-UFRJ

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
gustfreire2004.pdf794,55 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.