Please use this identifier to cite or link to this item: http://ridi.ibict.br/handle/123456789/674
metadata.dc.type: Tese
Title: Comunicação da informação em redes virtuais de aprendizagem
metadata.dc.creator: Freire, Gustavo Henrique de Araújo
metadata.dc.contributor.advisor1: Barreto, Aldo de Albuquerque
metadata.dc.contributor.advisor-co1: Freire, Isa Maria
metadata.dc.contributor.referee1: Prado, Geraldo Moreira
metadata.dc.contributor.referee2: Cavalcanti, Marcos do Couto Bezerra
metadata.dc.contributor.referee3: Souza, Rosali Fernandez de
metadata.dc.contributor.referee4: Araújo, Vania Maria Rodrigues Hermes de
metadata.dc.description.resumo: A sociedade contemporânea tem na informação e no conhecimento os seus pilares, sustentados pelas tecnologias digitais. Para os usuários, isto implica em novas atitudes e na aquisição de novas competências, principalmente no processo de comunicação de informação. Por sua vez, estas novas atitudes e competências resultam em uma necessidade de aprendizado contínuo e no uso de tecnologias intelectuais. Este processo ocorre em todos os níveis da sociedade, envolvendo atividades de treinamento e capacitação e, principalmente, produção e gestão de informação. Neste sentido, as redes virtuais de aprendizagem são fundamentais para facilitar a comunicação de informação em uma sociedade que se estrutura cada vez mais de forma nãohierarquizada. Estas redes digitais se apresentam em um novo canal de comunicação de informação: o ciberespaço. Nesse processo, os professores e profissionais de informação são vistos como facilitadores, sendo que o profissional da informação pode atuar também como um gestor de redes de comunicação da informação em ambiente virtual
Abstract: Contemporary society is based on two pillars: information and knowledge, supported by digital technologies. It brings the necessity of a new attitude and the acquisition of new skills by the users, mainly in the process of communicating the information. This new attitudes and skills result in a search for continuous learning and in the use of intellectual technologies. This process occurs in every single level of contemporary society, involving activities such as training and capability improvement and, mainly, production and management of information. In this sense, learning virtual networks are fundamental to facilitate the communication of information in a society whose structure is becoming more and more distant of hierarchy. This digital network is presented in a new channel of communication of information: the cyberspace. In this process, professors and professionals of information are seen as facilitation agents; on the other side, in learning virtual networks, a professional of information can also be a manager of virtual environment
Keywords: Communication networks
Digital information and communication technologies
Distance learning
Learning virtual networks
Redes de Comunicação
Tecnologias digitais de informação e comunicação
Educação a Distância
Redes virtuais de aprendizagem
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::CIENCIA DA INFORMACAO
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: BR
Publisher: Universidade Federal do Rio de Janeiro / Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia
metadata.dc.publisher.initials: UFRJ/ECO - IBICT
metadata.dc.publisher.department: Ciência da Informação
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação
Citation: FREIRE, Gustavo Henrique de Araújo. Comunicação da informação em redes virtuais de aprendizagem. 2004. 175 f. Tese (Doutorado em Ciência da Informação) - Universidade Federal do Rio de Janeiro / Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia, Rio de Janeiro, 2004.
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI: http://ridi.ibict.br/handle/123456789/674
Issue Date: 23-Mar-2004
Appears in Collections:Teses e Dissertações do PPGCI IBICT-UFRJ

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
gustfreire2004.pdf794.55 kBAdobe PDFView/Open


This item is protected by original copyright



Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.